Por a 17 Dezembro 2025

O Pantone Color Institute anunciou Cloud Dancer como a cor do ano 2026. A cor escolhida — um tom de branco discreto — simboliza o desejo de um novo começo.

“Um branco elevado, cuja presença arejada funciona como um sussurro de calma e paz num mundo ruidoso.” É desta forma que a Pantone descreve o tom que escolheu para o ano de 2026. Clou Dancer é um branco leve e etéreo que se assume como símbolo de influência calmante numa sociedade frenética que redescobre o valor da ponderação e da reflexão tranquila.

Num momento de transformação, em que estamos a reimaginar o nosso futuro e o nosso lugar no mundo, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer é um tom de branco discreto que oferece uma promessa de clareza”, afirma Leatrice Eiseman, Directora Executiva do Pantone Color Institute. “A cacofonia que nos rodeia tornou-se avassaladora, dificultando ouvir as vozes do nosso eu interior. Como afirmação consciente de simplificação, Cloud Dancer reforça a nossa capacidade de foco, proporcionando libertação das distrações das influências externas.”

“Vivemos um período de transição em que as pessoas procuram verdade, possibilidade e uma nova forma de viver”, acrescenta Laurie Pressman, Vice-Presidente do Pantone Color Institute. “O PANTONE 11-4201 Cloud Dancer é um branco leve e arejado que exemplifica a nossa procura de equilíbrio entre o futuro digital e a necessidade primordial de ligação humana — um espaço liminar que funciona como plataforma de lançamento para a expressão criativa — à medida que indivíduos e comunidades experimentam para além dos limites tradicionais, abrindo caminho a uma imaginação e inovação acrescidas.”

Na procura de criar espaço para a criatividade e permitir que novas ideias ganhem forma, a Pantone ajudará a fornecer a tela em branco que Cloud Dancer representa, inspirando e destacando artistas de toda a comunidade criativa a desenvolverem a sua própria interpretação da Pantone Color of the Year ao longo do ano. Com o lançamento de uma nova iniciativa criativa que celebra e apoia a comunidade artística, bem como os entusiastas da cor, a Pantone irá apresentar edições limitadas surpresa criadas por artistas de diversas áreas do design, do design gráfico e da moda.

Na primeira edição do projecto, a Pantone colabora com Emiliano Ponzi, ilustrador, artista visual e autor, para criar uma tote bag de edição limitada que apresenta Cloud Dancer através da sua linguagem visual distintiva, que alia profundidade conceptual à precisão gráfica. A tote estará disponível para os fãs da Pantone no seu site oficial.

Pantone 11-4201 Cloud Dancer é uma cor estrutural cuja versatilidade oferece uma base de suporte para o espectro cromático. Num mundo em que a cor se tornou sinónimo de expressão pessoal, este é um tom que se adapta, harmoniza e cria contraste, conferindo uma sensação de leveza a todas as aplicações de produto e ambientes, quer como afirmação isolada, quer em combinação com outros tons.

PANTONE 11-4201 Cloud Dancer na decoração e no design de interiores

Na decoração e no design de interiores, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer expressa um estado consciente de simplificação, incentivando o verdadeiro relaxamento e uma concentração tranquila para quem procura momentos de desconexão e descanso.

Com a sua presença expansiva, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer convida à criação de espaços onde função e emoção se cruzam para construir atmosferas de serenidade e amplitude, proporcionando um refúgio de limpeza visual que inspira bem-estar e leveza, seja através do mobiliário ou dos elementos decorativos em toda a casa.

Impregnado de serenidade, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer introduz uma sensação de spa nas casas de banho e uma sensação de abertura e amplitude na cozinha. Enquanto cor estrutural essencial, o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer transmite leveza a todas as aplicações de produto e ambientes, quer utilizado isoladamente, quer combinado com outros tons.