Cateto Cateto, o premiado estúdio de design espanhol conhecido pela forma vanguardista e honesta como valoriza a arte andaluza assina o projeto deste apartamento em Sevilha.
Texto: segundo memória descritiva / Fotografias: cortesia Cateto Cateto
O conceito de design de interiores da casa Capirote está profundamente inspirado na essência de Sevilha, sobretudo na cerâmica de Triana, presente em muitos detalhes da Praça de Espanha. Esta cerâmica, reconhecida pelas cores vibrantes e detalhes artísticos, reflete-se no design através de elementos decorativos e padrões geométricos ,visíveis na cabeceira da cama, nas vigas e no lavatório, conferindo ao espaço um toque artesanal e autêntico.



O apartamento, um espaço único, amplo e multifuncional, adapta-se a diferentes necessidades através do uso estratégico de cortinas. Estas ajudam a dividir e a reorganizar o espaço conforme necessário. Uma solução flexível que oscila entre um ambiente mais social e uma área mais íntima ou privada.




Este recurso garante versatilidade e maximiza a entrada de luz natural, criando um ambiente acolhedor e luminoso que realça os tons terra e verdes, tão característicos da cidade andaluza. A luz natural intensifica a sensação de amplitude e a ligação com o exterior. A opção de dividir o espaço com cortinas, em vez de o compartimentar em diferentes divisões, reforça a ideia de um espaço fluido e dinâmico que pode transformar-se facilmente conforme as necessidades do momento. Esta abordagem é funcional e ajuda a manter uma estética limpa e minimalista, em linha com os acabamentos em argamassa de cal e com a presença de elementos cerâmicos inspirados na tradição trianera.




Para as paredes foi utilizada argamassa de cal, um material tradicional na arquitetura andaluza que evoca as antigas técnicas construtivas da região.






O design incorpora igualmente detalhes em cerâmica que reforçam a ligação à tradição local; o mobiliário e os acessórios contemporâneos, de formas orgânicas e linhas depuradas, refletem um equilíbrio perfeito entre o moderno e o tradicional.



A habitação presta homenagem às tradições arquitetónicas e artísticas de Sevilha e reinterpreta esses elementos de forma contemporânea, sugerindo um espaço que é simultaneamente um reflexo da história local e uma expressão de modernidade e sofisticação.