O coletivo espanhol Cierto Estudio assina o projeto de reforma e o design de mobiliário de uma casa modernista na encosta de Collserola, em Barcelona, Espanha.
Fotografia: José Hevia Projeto: Cierto Estudio Via Divisare
Cal Totxo é uma residência modernista situada aos pés do Parque Natural de Collserola, desfrutando de vistas fantásticas e boa orientação solar em toda a sua fachada principal. O estado original do apartamento incluía três quartos, duas casas de banho, uma pequena cozinha isolada, um espaço interior sem ventilação ou luz natural e alguns corredores muito estreitos e pouco significativos.


O projeto reorganiza a planta da residência propondo uma grelha irregular através da qual é possível circular entre os espaços, evitando a presença de corredores. Cada um dos ambientes possui pelo menos dois pontos de acesso possíveis. Tal multiplica os percursos e as perspetivas, permitindo iluminar espaços que antes eram completamente escuros e ampliando a percepção do conjunto.




A pedido dos clientes, e contrariando tendências comuns, apenas dois dos três quartos foram mantidos, a fim de maximizar as áreas partilhadas da casa, destinada a uma família de quatro pessoas. A proposta opta por redesenhar uma das casas de banho, enquanto a outra passa a ser uma área de lavandaria, com uma parte significativa integrada à cozinha aberta.


O acesso à residência é feito diretamente pelo exterior, através do hall de entrada, que dá acesso à biblioteca ou ao vestiário comum. A partir de ambos os espaços, pode-se seguir para a sala de estar, onde a lareira está centrada no ambiente.
Algumas ligações existentes foram ampliadas e outras novas foram abertas para criar percursos circulares ao redor da lareira. Por fim, a cozinha estende-se em direção ao espaço de jantar, separado da sala. O mobiliário feito sob medida, finalizado em madeira natural e combinado com o piso original de ladrilhos hidráulicos, acrescenta calor e sofisticação ao interior da casa. Geometrias sinuosas dominam todos os elementos: cantos arredondados, espelho e janela circulares, bancadas giratórias.


O tom avermelhado do Sapelli contrasta e harmoniza-se com a restante paleta, chegando ao ponto de tingir tudo no espaço monocromático da área do vestiário. É um ambiente mais escuro, iluminado naturalmente através do WC e do hall de entrada, para criar uma atmosfera mais íntima e acolhedora.


Para renovar os pisos da cozinha, do WC e do vestiário, foi usada a paleta de cores já existente nos espaços adjacentes, optando-se por uma combinação bicolor que gera um padrão aparentemente aleatório, modernizando o conceito de mosaico. O formato 10×10 cm, múltiplo do mosaico hidráulico, dá origem a formas geométricas triangulares ao cortar as peças diagonalmente, ao meio. O mesmo tamanho e a mesma forma são replicados nos puxadores das portas.


A estratégia bicolor também foi aplicada ao próprio mobiliário, com mudanças de material em diferentes alturas conforme o uso, combinando madeira com mármore Macael e prateleiras de melamina branca que se fundem com as paredes. A proposta transformou significativamente a espacialidade do apartamento e cuidou atentamente de cada detalhe com precisão e sensibilidade.



