Por a 15 Dezembro 2025

A Avenue avança para a última fase de construção do Fernão Magalhães 127 com a Mota-Engil, num projeto que já tem três dos quatro edifícios em comercialização, mais de 50% das unidades vendidas e uma execução estrutural a 70%, com um dos edifícios a atingir o 15.º piso.

A AVENUE anuncia a consignação da última fase da construção do Fernão Magalhães 127 à Mota-Engil, reforçando uma parceria estratégica num dos projetos imobiliários mais relevantes do seu portefólio no Porto. Atualmente, três dos quatro edifícios do empreendimento — Fogo, Ar e Água — encontram-se em fase de comercialização, com cerca de 50% das unidades já vendidas, o que representa mais de 45% da totalidade do projeto.

A entrada da Mota-Engil nesta fase final assinala um novo avanço no desenvolvimento do Fernão Magalhães 127, assegurando a continuidade da obra segundo os mais exigentes padrões de qualidade, segurança e eficiência. Depois do sucesso do Bonjardim, concluído em 2024, e da colaboração em curso no projeto Nolipa, no Campo Grande, em Lisboa, AVENUE e Mota-Engil voltam a unir esforços num empreendimento que terá um papel determinante na requalificação de uma das principais avenidas da cidade do Porto.

Para Aniceto Viegas, CEO da AVENUE, “o Fernão Magalhães 127 é a expressão clara do compromisso da AVENUE com o Porto e com o desenvolvimento de projetos urbanos de elevada qualidade, integrados no tecido da cidade e assentes em princípios de sustentabilidade. A parceria com a Mota-Engil nesta nova fase reforça a confiança num projeto que representa um passo decisivo e que já está a contribuir de forma estruturante para a valorização e transformação desta área urbana”.

Também Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil, sublinha a ambição partilhada entre as duas empresas: “o Fernão Magalhães 127 materializa a vontade de entregar à cidade do Porto um conjunto habitacional e de escritórios que alia localização privilegiada, qualidade arquitetónica, compromisso com a sustentabilidade e um novo padrão de viver urbano”. O responsável destaca ainda que a renovação da parceria “reforça a dedicação à requalificação urbana em zonas centrais, com sensibilidade para a cidade e para quem nela vive, numa colaboração assente em valor e responsabilidade”.

A obra regista um progresso significativo, com cerca de 70% da estrutura já executada e um dos edifícios a atingir o 15.º piso. Paralelamente, a elevada taxa de comercialização desta fase reflete a confiança de compradores nacionais e internacionais, confirmando o crescente posicionamento do Porto como destino de investimento e de residência. Inserido no segmento médio-alto, o empreendimento distingue-se pela relação equilibrada entre localização, qualidade arquitetónica e preço.

O perfil dos compradores distribui-se sobretudo por dois eixos: investidores, que privilegiam as tipologias T0 e T1 pelo seu potencial de rentabilidade, e famílias, que procuram maioritariamente T2 e T3, valorizando a funcionalidade dos espaços, bem como a qualidade e diversidade das áreas comuns. O Fernão Magalhães 127 afirma-se, assim, como um projeto urbano estruturante, pensado para responder às diferentes formas de viver a cidade contemporânea.

Sobre o projeto

Implantado numa das principais artérias da cidade do Porto, a Avenida de Fernão de Magalhães, e a apenas 10 minutos a pé dos Aliados, o Fernão Magalhães 127 afirma-se como uma aposta estratégica da AVENUE no mercado imobiliário portuense. Com clara predominância residencial, o empreendimento integra 334 apartamentos, com tipologias que vão do T0 ao T3+1, distribuídos por quatro edifícios independentes, cada um com acessos autónomos.

Assente num conceito mixed-use, o projeto conjuga a componente habitacional com duas unidades comerciais ao nível do piso térreo e cerca de 17.500 metros quadrados de escritórios, distribuídos por três pisos. No total, o Fernão Magalhães 127 soma aproximadamente 49.000 metros quadrados de área bruta de construção, reforçando o seu caráter multifuncional e a integração equilibrada entre viver, trabalhar e usufruir da cidade.

A sustentabilidade assume um papel central no desenvolvimento do empreendimento, que incorpora soluções de eficiência hídrica e produção de energia através de painéis fotovoltaicos. O projeto conta com certificações AQUA+, WiredScore e Classe Energética A, enquanto a componente de escritórios beneficia também da certificação BREEAM, refletindo o compromisso com elevados padrões ambientais e de desempenho.

Desenhado pelo atelier OODA, o Fernão Magalhães 127 distingue-se ainda pela qualidade e diversidade dos espaços comuns, pensados para promover o bem-estar e a convivência. Jardins, horta urbana, ginásio, pista de corrida, campo de padel, sala de jogos, áreas de co-working, parque infantil, sala de condomínio e serviço de segurança 24 horas completam um conjunto que propõe um novo modelo de viver urbano, alinhado com as exigências contemporâneas da cidade do Porto.