Com uma intervenção que valoriza a estrutura original e privilegia os espaços de convívio, o Apartamento Bueno, em Brasília, renasce como um lugar onde a vida familiar e o design se encontram. O projeto é do BLOCO Arquitetos e as fotografias de Júlia Tótoli.
Projeto: BLOCO Arquitetos em colaboração com Cerrado Chic / Fotografias: Júlia Tótoli / segundo memória descritiva
Maximizar a área social do apartamento e transformá-la num espaço de convívio para familiares e amigos foi o principal objetivo do projeto de renovação do Apartamento Bueno, assinado pelo ateliê BLOCO Arquitetos.



Situado em Brasília, o edifício onde se insere o apartamento foi projetado pelo arquiteto Elvin Mackay Dubrugas nos anos 1980. As suas principais características são as fachadas em betão pré-fabricado e a estrutura perimetral, que liberta a planta de pilares.


Neste contexto, os 125 m² originais e os quatro quartos foram reorganizados para ampliar a zona social e reduzir o número de quartos para apenas dois, adaptando o espaço às necessidades do casal e do filho pequeno.






Uma das intervenções mais significativas foi a integração da cozinha com a sala de jantar e de estar. Dois dos quartos originais foram incorporados na sala, enquanto o quarto do filho foi reposicionado, garantindo maior amplitude à suíte principal.

A lavandaria também ganhou um novo posicionamento, criou-se uma casa de banho social e foram desenhados dois escritórios para acolher o casal, que trabalha a partir de casa. As casas de banho — tanto a social como a da suíte — foram totalmente reconfiguradas e renovadas.


O primeiro passo do projeto foi remover o estuque para expor a laje e as vigas de betão na área social. Em seguida, os revestimentos de pavimento e paredes foram unificados, criando uma linguagem visual contínua: o mesmo porcelanato cinzento mate foi aplicado em todo o apartamento, enquanto as casas de banho e a cozinha receberam apenas duas variações de azulejo cerâmico retangular. A carpintaria segue a mesma lógica, com acabamentos em folha natural de carvalho-americano e superfícies brancas texturadas.




Apesar da fase intensa de demolição, o sistema estrutural do edifício — livre de pilares no interior do apartamento — facilitou a reorganização da planta, permitindo a criação de espaços amplos, integrados e funcionais, alinhados com a rotina da família.
