Por a 27 Novembro 2025

A arquiteta e designer de interiores deu asas à imaginação na criação de mesas festivas que misturam elementos como maçãs cintilantes, pratas antigas de família, vasos contemporâneos, objetos de inspiração marinha e arranjos florais exuberantes.

Fotografias: Ruy Sanchez

Nascida no Líbano e parisiense de coração, Aline Asmar d’Amman é arquiteta, designer de interiores e fundadora da Culture in Architecture, um estúdio de design com sede em Beirute e Paris, comprometido em unir culturas, equilibrando o passado e o presente. Com uma abordagem única, Aline Asmar d’Amman cria narrativas entre o património e a modernidade, a poesia e a materialidade e  reimaginou as tradicionais mesas de festa com um toque de surrealismo e um aceno poético ao mar. 

Aline confessa que à medida que a época festiva se instala sente também um despertar de alegria e imaginação, e ela, como tantos, sente vontade de reinventar os espaços interiores e também as mesas, não fossem elas o palco das festividades.

Este ano a designer encontrou inspiração na fotografia de Cecil Beaton de 1948 dos Ball Gowns de Charles James – um marco de elegância recorrente nos seus moodboards -, e também nas muitas conchas que coleciona numa homenagem à sua cidade natal, Beirute. A sua inspiração foi ainda beber às naturezas-mortas de séculos passados, como as de Anne Vallayer-Coster, pintora francesa do século XVIII, amplamente esquecida mas virtuosa do género. 

Numa composição que presta homenagem à estética surrealista, Aline mistura elementos como maçãs cintilantes, pratas antigas de família, vasos contemporâneos, objetos de inspiração marinha e arranjos florais exuberantes sobre texturas ricas e tons sombrios

O tremeluzir das velas roxo-escuro nos majestosos candelabros de prata acrescentam fantasia e drama. E nos pratos, frutos exóticos acompanham bolas de vidro pintadas à mão da Bloom Paris e um conjunto vintage único de maçãs e bananas douradas e prateadas patinadas, um achado raro no labirinto de louças da La Table d’Eva no mercado de antiguidades de Paul Bert Serpette.

A criação contemporânea também se senta à mesa deste festim ecléctico com uma colecção de copos de Murano únicos, com adoráveis rostos desenhados por Sam Baron e Massimo Lunardon, encontrados na alegre pop-up “Attention, Fragile!” de Sarah Andelman na Sotheby’s, na rue du Faubourg Saint-Honoré. As grandes peças são obras únicas de Lukas Wegwerth e as flores são da Debeaulieu!