Situada na exuberante floresta de Oostvoorne, Holanda, esta casa familiar foi concebida para se integrar na natureza. Os três volumes do piso térreo estão ligeiramente recuados em relação ao solo, oferecendo vistas de cada ala para diferentes secções do jardim, meticulosamente planeado.
Fotografia: MWA Hart Nibbrig Projeto: Kumiki
A casa é construída em CLT (Madeira Laminada Cruzada), evidenciando a robustez e a beleza intrínseca da madeira natural. As três alas convergem num hall central, onde o vidro estrategicamente posicionado emoldura o jardim como uma pintura. Acima do piso térreo, um quarto volume parece flutuar sobre o terraço ensolarado, suportado por paredes laterais de madeira maciça e robusta.


Para harmonizar com a envolvente verde da floresta, a fachada é feita em madeira Accoya carbonizada e detalhes em alumínio verde. O ritmo limpo das tábuas e das vigas joga com as linhas horizontais que enfatizam os volumes de CLT.
Em algumas zonas, as vigas estão mais próximas umas das outras, criando um efeito de cortina em frente às janelas e proporcionando proteção contra quedas.






A textura natural da madeira carbonizada alterna com superfícies lisas de alumínio, que também revestem o exterior das estruturas de madeira, garantindo durabilidade.
Grandes aberturas de vidro estão dispostas entre os painéis de CLT, trazendo literalmente o exterior para o interior. No interior, a casa transmite uma sensação de leveza e aconchego. A madeira natural visível por toda a parte, combinada com paredes de barro e isolamento de fibra de madeira, promove um equilíbrio de humidade agradável e um clima interior saudável.


A casa foi construída com um forte foco na sustentabilidade: quase tudo é feito de materiais de base biológica, criando um impacto positivo no ambiente. Além disso, a casa gera mais energia do que consome através da utilização de uma bomba de calor geotérmica, telhado energético, ventilação com recuperação de calor (VRC) e um sistema de reutilização de águas pluviais através de telhados verdes.





