Após o lançamento de coleções comemorativas como a colaboração com a Moomin, a Marimekko e a artista Inka Bell, a Artek lança “Gems from the Archive” e volta a destacar Alvar e Aino Aalto.
Fotografias: cortesia Artek
No âmbito do seu 90.º aniversário, a Artek lança uma seleção de peças raras do seu arquivo — móveis que são festivos tanto na forma como na função. Vários designs icónicos de Aalto, que estiveram fora de produção durante décadas, regressam agora à coleção Artek como edições limitadas de aniversário ou como produtos da coleção permanente. Segundo nota de imprensa enviada pela marca, o regresso destas peças clássicas homenageia Aino e Alvar Aalto, cofundadores da Artek e figuras centrais do design do século XX.

O biombo Screen 100, de Alvar Aalto, passa a estar disponível numa gama mais ampla de alturas para responder às diversas necessidades da vida moderna, enquanto o Cabinet 250 regressa à coleção permanente. Duas edições especiais do Stool X602 são lançadas em quantidades estritamente limitadas, apresentando a “perna em X”, uma das inovações mais significativas de Alvar Aalto no final da sua carreira. Todos os produtos são fabricados na Finlândia e já estão disponíveis para compra.
Screen 100


O Screen 100 é o design mais arquitetónico de Alvar Aalto: um biombo com uma forma ondulante suave que evoca o padrão orgânico das ondas presente em muitos edifícios do arquiteto. Agora disponível em quatro alturas — 100 cm, 130 cm, 150 cm e 180 cm — adapta-se às necessidades variadas dos interiores contemporâneos. Além de dividir espaços, pode ocultar áreas, criar um fundo acolhedor para diferentes tipos de assentos, servir como cabide informal ou até como um elegante fundo para videochamadas. Leve e bem proporcionado, pode ser enrolado para armazenamento e moldado conforme o espaço. É fabricado em pinho finlandês, uma madeira macia que desenvolve uma pátina elegante com o tempo.
Cabinet 250


Conhecido como “móvel de bar”, o Cabinet 250 regressa à coleção Artek após o sucesso da edição limitada lançada no início de 2025, como parte da colaboração Artek + Moomin. Simples na forma e festivo na função, é uma peça central para salas de estar e de jantar, ideal para guardar louças especiais ou bebidas. Embora o Cabinet 250 seja creditado a Alvar Aalto pelo uso da perna em L, documentos de arquivo mostram que Aino Aalto foi a primeira a unir um corpo de armário à perna em L. Compacto e bem proporcionado, também é prático para armazenar roupa de cama ou vestuário, refletindo a crença de Aino de que nenhum objeto ou função é indigno de beleza estética.
Stool X602


Duas edições especiais e limitadas do Stool X602 celebram os 90 anos da Artek, destacando uma das inovações mais refinadas de Alvar Aalto: a perna em X, em forma de leque. Apresentada pela primeira vez na exposição Konstruktiv Form de 1954, na loja Nordiska Kompaniet, em Estocolmo, a perna em X é uma evolução escultórica da icónica perna em L de Aalto. O assento hexagonal do banco apresenta um revestimento em folha de bétula frisada, aplicado através da técnica de marchetaria. A bétula frisada é uma variante rara da bétula-prateada finlandesa, com anéis ondulados e irregulares que formam um padrão flamejante, realçando o apelo estético da peça. O banco está disponível em dois modelos: um totalmente tingido em tom mel; e outro com assento tingido em mel e pernas envernizadas naturais, criando um contraste que evidencia a estrutura da perna em X. Cada modelo é limitado a apenas 90 peças numeradas individualmente, tornando-o uma peça de coleção muito exclusiva.
90 anos da Artek
Fundada em 1935 por Alvar e Aino Aalto, Maire Gullichsen e Nils-Gustav Hahl, a Artek nasceu com o objetivo de unir arte e tecnologia. Hoje, a marca continua a explorar a relevância desses ideais: melhorar a vida quotidiana, levar a arte e o design modernos à Finlândia e mostrar ao mundo o melhor do país.