Por a 27 Outubro 2025

A Casa MRB02 situa-se em Milão, num edifício do século XIX, onde frescos e decorações embelezam a fachada, ecoando o espírito artístico da célebre e vizinha Casa Verdi.

Projeto: Studio Elementare Fotografia: Lorenzo Zandri Segundo a memória descritiva

Após uma colaboração anterior na renovação de um apartamento no centro da cidade, o cliente decidiu, mais uma vez, confiar ao Studio Elementare a missão de encontrar um lar definitivo e de concretizar um novo projeto de renovação.

Ao contrário de outras experiências, o projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com o cliente, acolhendo com entusiasmo as suas ideias lúdicas.

Os detalhes austeros da época e a disposição tradicional das divisões interiores geraram a oportunidade de regenerar uma nova atmosfera de reutilização contemporânea.

O objetivo foi manter a planta original, preservando a posição das zonas de estar e de dormir, e ao mesmo tempo transformar o espírito dos interiores.
Os ambientes outrora austeros e sombrios tornaram-se numa sucessão de momentos joviais e coloridos.

corredor central, marcado por um ar “severo”, foi intensificado com um azul-escuro que reveste todas as paredes. A partir das divisões laterais — a cozinha, a sala de estar e o escritório — emergem vislumbres luminosos: os tons claros foram escolhidos para iluminar o teto em caixotão e a lareira.

soalho original em parquet e as estruturas de madeira foram restaurados; o teto em caixotão, outrora escuro e opressivo, renasceu, tal como a lareira, ambos reinterpretados segundo uma abordagem contemporânea. Foi aberto um novo arco para ligar a cozinha à sala de estar, criando uma nova fonte de luz para a área de estar, virada a poente.

vida ao ar livre, na ampla varanda, enriquece a cozinha, que se abre para o verde do pátio interior. A zona privada transformou-se num espaço de experimentação e descontração, integrando uma casa de banho aberta que estende o domínio íntimo do quarto até ao corredor central.

arco é hoje um elemento-chave da renovação, repetido quase obsessivamente em diferentes alturas e diâmetros, gerando perspetivas inesperadas no interior do apartamento.

As instalações à vista, por vezes emolduradas pelos próprios arcos, foram convertidas em elementos de decoração contemporânea.

mobiliário requintado, as cores, as memórias de uma vida vivida e as instalações aparentes contam a história de quem agora habita esta casa.