O ateliê de arquitetura e design de interiores De Rosee Sa assina o projeto de renovação desta moradia no Algarve. Originalmente construída nos anos 60, a propriedade foi reimaginada e é hoje um refúgio de férias sofisticado para um casal e os seus três filhos.
Projeto: De Rosee Sa / Fotografias: Lourenço Teixeira de Abreu / segundo memória descritiva
Os 310 m² de área e os seus três quartos, além da renovação completa, no exterior e no interior, alojam esta família que usufrui, hoje, de uma casa contemporânea no sul do País. A De Rosee Sa transformou a anterior disposição, desadequada e com estética antiquada, criando um novo estilo arquitetónico, com mais equilíbrio e simetria. Assim os arcos substituem vãos com arestas vivas e as janelas de alumínio elevam a presença exterior do edifício. Os ladrilhos de travertino definem a nova linguagem do terraço, agora nivelado e ampliado, para uma harmonia visual com as telhas de barro do telhado e a piscina revestida a mosaico.

“Demorámos quase dois anos a criar e entregar uma nova identidade a esta moradia outrora datada. Uma nova configuração do rés-do-chão e uma ampliação do primeiro andar trouxeram funcionalidade, espaço e fluidez à vida quotidiana. Adaptar os níveis da construção e reconectar de forma inteligente a varanda com o terraço junto à piscina duplicou, praticamente, a área útil do piso térreo”, salienta Dean MacGregor, arquiteto sénior responsável pelo projeto na De Rosee Sa.



Os elementos originais, como as tradicionais chaminés algarvias e as lareiras, foram preservados e reinterpretados e os arcos e curvas emprestam uma maior suavidade e beleza ao interior e ao exterior. Da mesma forma, a pedra local, presente em grande parte dos interiores, reforça a ligação ao lugar e destaca a colaboração com fornecedores e artesãos da região.

Peças novas e feitas por medida convivem com antiguidades e a coleção de pinturas, destacadas numa base neutra de tons pastel suaves, off-whites e paredes com acabamento a cal. O amplo rés-do-chão foi desenhado a pensar em momentos de convívio, enquanto os quartos oferecem à família um retiro sereno, cheio de conforto e artesanato requintado.


No piso térreo, o cenário é definido pelo chão em mármore branco de Estremoz. Ao atravessar as portas arqueadas em nogueira, as paredes pintadas com a tonalidade neutra-terrosa Stirabout da Farrow & Ball criam um ambiente descontraído e acolhedor. A sala de estar é inundada de luz natural pelas novas janelas de altura total, emolduradas pelos arcos da fachada. A paleta de cores neutras serve de pano de fundo tranquilo para o mobiliário e iluminação cuidadosamente selecionados. Um sofá feito por medida em tecido de linho Baker House na cor Plaster da GP & J Baker e um par de cadeirões de verga da Soho Home criam uma zona de estar íntima sobre um tapete Annette Nix. A mesa de centro vintage em carvalho baixo da Considered Things é equilibrada pela mesa lateral de Vincent Van Duysen para a Zara Home.


A cozinha e sala de jantar em plano aberto são espaços calmos e foram destinados para o coração da casa. Os armários feitos por medida em estilo ‘shaker’ pintados na cor Bone da Farrow & Ball, combinados com tampos de mármore, aliam funcionalidade a uma elegância discreta. Um revestimento em azulejo verde vidrado e dois candeeiros suspensos cor-de-rosa em cerâmica “Sugar Cone” de Rich Miller acrescentam delicadeza artesanal e feminilidade, enquanto os tons mais escuros introduzem definição ao espaço. A ilha é acompanhada por bancos de bar em freixo e seagrass.



A mesa de jantar em nogueira feita por medida é complementada por cadeiras de braços com estofos em couro bronzeado, para maior profundidade a esta sala de jantar serena e minimalista. As paredes em branco-sujo pintadas na cor School House White da Farrow & Ball fundem-se com o mármore do chão e da lareira, a condizer. Um candeeiro de teto em latão e cana entrelaçada da Porta Romana acrescentam beleza escultórica. Obras de arte das artistas contemporâneas Petria Lenehan e Sophie Victoria Edwards, obtidas através da Partnerships Edition, refletem os tons terrosos do espaço.


O quarto de brincar é rico em tons quentes. Aqui, um grande sofá modular estofado em linho GP & J Baker e um pufe com padrão ganham destaque. Os estores em linho da De Le Cuona combinam com o tapete de lã. A pintura é de Maarten Van Den Bos.


No piso superior, a suíte principal combina tons suaves e padrões com mobiliário por medida e detalhes personalizados. O tapete Bargello em juta da Trove é uma peça central marcante. Estes tons são realçados pela poltrona desenhada pela De Rosee Sa, forrada com linho envelhecido e almofadas com tecido tibetano da Zak & Fox. A cabeceira feita por medida em tecido Roccapinna da Zinc traz serenidade ao ambiente, complementada por apliques de parede em latão da Rose Uniacke. A obra de arte é de Beatrice Hasell-McCosh. O closet inclui armários embutidos personalizados com papel de parede em palhinha natural, conferindo textura e sofisticação subtis.


A casa de banho da suíte tem uma estética moderna, sustentada por uma paleta tranquila inspirada na natureza. O mármore Verde Viana, pedra nativa de Portugal, confere dramatismo. O móvel do lavatório em carvalho feito por medida e as prateleiras com veios evocam calor orgânico e serenidade. Detalhes em latão polido acrescentam riqueza, e uma pintura sueca vintage da McIntosh & Light introduz interesse às paredes em taupe.



Discreto mas divertido, o quarto das crianças destaca camas duplas feitas por medida, estofadas com o tecido Squiggle da Sibyl Colefax & Fowler. Toques de vermelho e rosa vivos, visíveis na mesa de cabeceira, candeeiro cerâmico entrançado e almofadas em tecido Montignac, animam as paredes verde-cinza suaves. Por cima das camas, estão expostas seis ilustrações de algas marinhas de Henry Bradbury, provenientes da Domenica Marland.


O outro quarto, de hóspedes, apresenta tons suaves de azul. As paredes e a carpintaria pintadas em Light Blue da Farrow & Ball dialogam com a cabeceira em tecido Kensey Buxtin Blue da Romo, a mesa de cabeceira da Chelsea Textiles e o tapete com padrão da Concept Hand Tufting. As restantes casas de banho mostram estilos contrastantes. A casa de banho familiar, revestida em mármore branco, é um espaço contemporâneo e fresco, enquanto o lavabo do rés-do-chão é teatral e envolvente, com lavatório esculpido em mármore bruto e paredes com cal Baumwerks na cor Rye. O espelho é da Vaughan e a obra de arte de Naciri Saadine da 8 Holland Street.




No exterior, o terraço no telhado foi renovado para aliar modernidade e funcionalidade, mantendo as tradicionais chaminés algarvias. Um conjunto de assentos feitos por medida, arrumação embutida e uma varanda ampliada com cozinha exterior e zona de refeições ao ar livre proporciona conforto e estilo durante todo o ano. A De Rosee Sa selecionou uma mistura de mobiliário novo e feito por encomenda para completar o espaço exterior.