Uma coleção pessoal e o desejo de levar o verde para dentro de casa. Estas foram as premissas para este projeto assinado por Nati Minas & Studio + Flipê Arquitetura e fotografado por Fran Parente.
Projeto: Nati Minas & Studio + Flipê Arquitetura/ Fotografias: Fran Parente / segundo memória descritiva
O projeto para este apartamento partiu de dois desejos: trazer a vista arborizada para dentro de casa e acolher os hábitos e as coleções pessoais do casal que o habita, entre elas, uma impressionante coleção de mais de 5 mil CDs.


Como uma casa suspensa no horizonte do bairro Jardim Europa, em São Paulo, o Apartamento Nube revela-se como um refúgio no meio de uma das regiões mais tradicionais da maior metrópole da América Latina. Compreender a dinâmica do casal residente foi fundamental para a criação de um layout equilibrado, capaz de traduzir os desejos de ambos no projeto e criar uma relação única entre espaço e identidade.


O projeto inclui uma cozinha integrada na sala de jantar, além de contemplar uma sala de estar ampla, ideal para encontros familiares, um bar, uma adega, um home theater e um escritório.


Nas vigas periféricas da estrutura do prédio, foram criados percursos com estantes para o acervo de CDs. A repetição de uma métrica em marcenaria permeia as extremidades e o teto falso, criando uma curiosidade no olhar para o pé direito duplo da sala de estar. Cercado por janelas, o apartamento beneficia de elementos autoportantes que conferem conforto e vestem os espaços de forma única.


Segundo a arquiteta Nati Minas, traduzir o morador ou marca em arquitetura é o que me encanta. O projeto é um retrato, feito a partir do nosso olhar, da família ou marca que irá viver naquele local. Ouvir, entender e criar novas possibilidades é a nossa ferramenta inicial e mais preciosa.”


Outro elemento de destaque do projeto, é o granito rústico. Utilizado no revestimento do painel de entrada com porta mimetizada, nos frontões que ligam a sala de jantar e a cozinha, na escada e na ilha bruta da cozinha e do bar, o material imprime autenticidade e uma textura marcante aos espaços.


Além disso, a madeira desempenha um papel essencial como base nos pavimentos e tetos das áreas sociais. Essa escolha proporciona conforto térmico, acústico e tátil, criando uma experiência sensorial única. Com um tom neutro e acolhedor, torna cada passo mais convidativo e contribui para uma atmosfera leve e aconchegante.

A mistura de texturas enriquece o olhar, enquanto pontos de cores são posicionados estrategicamente em perfeita harmonia com a vegetação presente nos vasos rústicos, que possuem uma base em pedras desenhadas sob medida para o local.

Este projeto une equilíbrio e sofisticação distribuídos em 420m2, transformando o apartamento num lugar repleto de sensações, mas sem deixar de lado o convite constante à contemplação e ao descanso.