Por a 28 Outubro 2025

Nestes 50m2 coube uma mão cheia de estilos e outra de influências. De Itália ao Brasil, fazendo uma passagem pela Ásia, neste apartamento no Leblon a decoração faz-se da fusão. O projeto de cariz eclético é assinado por Richard de Mattos no Leblon.

Projeto: Richard de Mattos / Fotografias: Luiza Schreier / Produção Visual: Diego Matos / segundo memória descritiva

Após a filha sair de casa, um casal ítalo-brasileiro trocou um apartamento de 90 m² em Ipanema por este com 50 m² no Leblon e encomendou um projeto afetivo ao arquiteto Richard de Mattos, da Casa Cururu.

O imóvel foi totalmente remodelado para atender às necessidades dos moradores, com soluções inteligentes para arrumar arte, adornos, objetos e mobiliário. O projeto manteve a estrutura original, mas removeu paredes internas, criando integração entre sala, varanda, quarto, cozinha e área de serviço, com divisórias em madeira, funcionais e expositoras.

O fio condutor para a decoração assentou numa fusão de Itália e Brasil, com pequenas influências asiáticas, refletindo a paixão do casal por gastronomia, moda, design e arte italianos, além de mobiliário e arte brasileira. O resultado é uma cozinha de forte inspiração toscana, uma sala de estar holística, itens de jardinagem siciliana, mobiliário brasileiro e um toque de humor carioca.

As tonalidades das áreas sociais foram definidas pelos quartzitos naturais escolhidos para as bancadas: Da Vinci na cozinha e Green Star na casa de banho. Ao lado da cozinha, em frente à mesa de jantar, a estante projetada em madeira recebeu um acabamento verde musgo, cor replicada na parede da porta de entrada, criando um efeito de continuidade e integração do espaço.

Diversos itens do acervo do casal foram reaproveitados, incluindo a poltrona Sênior de Jorge Zalszupin, a cadeira de costura da avó junto ao piano, lustres herdados e uma poltrona de oncinha. As peças novas foram selecionadas pela própria moradora, como o sofá e a estante Alure, a mesa de centro Woodsticks de Percival Lafer, as cadeiras Cesna, o espelho Flow, o candeeiro de pé Tsuru de Tiago Curioni e a luminária de parede Light au Lait do Ingo Maurer e Fabien Duma, entre outros.

No quarto, o grande destaque é o papel de parede Adilah da Superfresco Easy, com um desenho tropical estilizado sobre um fundo preto.