O WER Studio, com sede em Londres e no Porto, assina esta casa em Matosinhos. Inspirada nas influências da arquitetura moderna paulista, o programa desenvolve-se diluindo áreas interiores e exteriores e tirando o maior proveito da vista para o mar.
Arquitetura e Design de interiores: WER Studio / Fotografias: Fran Parente / segundo memória descritiva
Situada de frente para o mar em Matosinhos, a casa que mostramos de seguida ocupa um espaço exíguo, cercado por construções vizinhas e com uma área frontal limitada, condições que tornaram a garantia de privacidade em relação à rua e às propriedades adjacentes, um desafio significativo.



A forma que o WER Studio esboçou para equilibrar a privacidade e não perder a vista para o mar, configurou-se numa inversão estratégica da organização do programa: as áreas privadas estão localizadas no andar térreo, com os quartos e um escritório voltados para um pátio central, enquanto as áreas sociais ocupam os andares superiores, estabelecendo uma separação visual em relação à rua.

A escada atua como o elemento central de circulação vertical, ligando todos os pisos e promovendo uma permeabilidade visual entre eles. No piso térreo, o mesmo tratamento no pavimento exterior define o volume de alvenaria, com degraus em tijolos cerâmicos. Nos andares superiores, tirantes metálicos sustentam peças delgadas que ancoram à parede. O sistema estrutural combina elementos de betão e aço, materiais que também aparecem em detalhes arquitetónicos, como as divisórias das casas de banho e nos acabamentos da escada.


O desenho inspira-se nas influências da arquitetura moderna paulista – o WER Studio surgiu da colaboração entre as irmãs Marina e Luiza Werfel, sendo que Marina estudou em São Paulo e trabalhou 8 anos no Studio Arthur Casas -, sobretudo nas proporções, verticalidade e arranjo rítmico dos volumes horizontais.

As lajes de betão aparente foram meticulosamente tratadas, com um padrão de formas que determina a excelência na textura e acabamento. Cada detalhe, desde a posição das luminárias até aos elementos integrados, como os trilhos das cortinas embutidos, foi planeado.

Nas salas, os amplos caixilhos de alumínio e vidro emolduram a vista, tirando partido da entrada de luz natural e permitindo que a brisa flua livremente. Esta solução otimiza a eficiência energética, reduzindo a dependência de sistemas de iluminação artificial e de climatização mecânica ao longo do dia.


O conceito para a arquitetura procurou diluir os limites físicos e visuais entre o dentro e o fora. A visão das arquitetas foi expandir os interiores, criando uma transição fluida que torna a vida ao ar livre uma parte integrante da experiência da casa. Isso é enfatizado pelo uso de materiais tradicionalmente aplicados a espaços exteriores, que foram colocados no interior.



Os espaços sociais estendem-se através de longos beirais e o banco que atravessa toda a varanda serve como guarda-corpo, ressaltando a sensação de expansão e fluidez nas áreas de estar. A cozinha conta com uma ilha central, que facilita a circulação e a interação durante a preparação das refeições.


Na decoração, móveis do acervo familiar unem-se a peças em madeira e rattan, sugerindo uma atmosfera despojada. Os espaços de arrumação foram discretamente integrados na área da escada, com painéis projetados por medida que se misturam com a arquitetura.





Os quartos são equipados com painéis de madeira que garantem total blackout e privacidade, estendendo-se pela parte exterior do andar térreo. O brise-soleil é feito de Accoya, um tipo de madeira modificada por acetilação, aumentando sua resistência à absorção de humidade e melhorando a sua durabilidade contra as intempéries. Aqui, a paleta de cores suaves valoriza o conforto. Nas casas de banho, destaque para as portas de serralheria e vidro com textura.



No escritório, a luz penetra o espaço através da claraboia. Os painéis de marcenaria ocultam os armários, enquanto a mesa central, com apoio único, sustenta a base em balanço.





Por último, salientar que, a casa é intencionalmente protegida dos fortes ventos típicos da região norte de Portugal, permitindo que permaneça aberta e arejada, mesmo em dias ventosos. O terraço aberto na cobertura conta com uma piscina integrada, protegida do vento e voltada para a área verde preservada ao longo da praia.