O desejo dos clientes era simples, mas profundo: ter uma nova casa de linhas puras e essenciais, que lhes permitisse desfrutar plenamente do parque envolvente.
Projeto: MIDE Architetti Fotografias: Alberto Sinigaglia e Simone Bossi via Archdaily
A MIDE Architetti gizou uma casa térrea onde o amplo espaço aberto da sala de estar, voltado a sul, funciona como uma caixa de vidro que reflete a paisagem, protegida por uma generosa varanda que dilui os limites entre interior e exterior.


A zona privada da casa é mais introspetiva: as fachadas em betão aparente são pontuadas por aberturas geométricas que enquadram o jardim. O extenso telhado plano cobre todos os espaços, garantindo proteção solar e conforto climático, ao mesmo tempo que unifica a volumetria da habitação.
A varanda, marcada por poços de luz que acolhem árvores, reforça a relação entre a arquitetura e o parque circundante, criando uma simbiose entre construção e natureza.


A paleta de materiais foi deliberadamente contida para reforçar a clareza conceptual do projeto: vidro, madeira e um betão de tom avermelhado, todos harmonizados através do pavimento em terrazzo veneziano, que confere continuidade entre os espaços interiores e exteriores.




Este projeto da MIDE Architetti representa um exercício de equilíbrio entre estrutura e paisagem, onde a simplicidade formal revela profundidade e o espaço se torna um lugar de contemplação e harmonia.