Há uma brutalidade poética nesta casa em cor terracota, que a coloca num limiar entre o conforto de um lar e a singularidade de uma escultura habitável. O Grizzo Studio assina o projeto de arquitetura.
Projeto e fotografias: Grizzo Studio / segundo memória descritiva
Localizada em Bella Vista, uma província de Buenos Aires, na Argentina, a Casa Vima, assinada pelo Grizzo Studio, convida a desfrutar de espaços interiores que se fundem harmoniosamente com o ambiente envolvente, através do diálogo e da interação entre volumes, níveis e texturas. Para realçar a luz natural proveniente do alto, foi escolhida uma paleta de tons terracota escuros, conferindo uma estética sofisticada e intemporal.

A casa assenta sobre um embasamento que funciona como transição entre o exterior e o interior. O jogo de diferentes níveis permite um contraste entre luz e sombra, criando uma atmosfera dinâmica e acolhedora. Cada espaço varia em altura, oferecendo uma experiência espacial distinta.


Implantada num lote de esquina, a casa desenvolve-se em forma de “L” — fechando-se para a rua e abrindo as principais áreas sociais para o jardim. O projeto integra galerias, terraços acessíveis e pontes suspensas que enriquecem a experiência espacial.


A arquitetura desenrola-se em torno das árvores, esculpindo vazios nos volumes para lhes dar espaço e promover uma relação harmoniosa com a natureza. Cada terraço tem uma função específica: na entrada, um espelho de água reflete as palas solares que envolvem uma árvore; na frente, uma horta virada a norte liga-se diretamente à cozinha; e no piso superior, uma ponte curva-se em torno da árvore principal e conduz a um terraço com vistas panorâmicas.