Por a 17 Setembro 2025

O London Design Festival anunciou a sua 23.ª edição, que tem lugar de 13 a 21 de setembro de 2025. Este ano, o Festival reforça a posição de Londres como capital mundial do design, explorando ao mesmo tempo o poder transformador do design para enfrentar os mais prementes desafios contemporâneos.

Das instalações públicas que reinventam perspetivas históricas até materiais experimentais que exploram novas fronteiras no design sustentável, a edição de 2025 demonstra como a prática contemporânea navega entre desafios globais urgentes e possibilidades imaginativas. A programação diversificada do Festival abrange colaboração digital de ponta, reutilização adaptativa do património arquitetónico e parcerias criativas intergeracionais, posicionando Londres como um laboratório para as futuras direções do design.

O programa de 2025 conta com vários polos de atividade que servem de pontos de referência para os visitantes. O parceiro de longa data, o V&A, continua a desempenhar um papel central com um programa curado de exposições e instalações. O Design Museum também apresenta grandes exposições e mostras, enquanto o Space House – um dos edifícios modernistas mais icónicos de Londres – estreia-se como um novo e entusiasmante local, acolhendo o evento Material Matters.

Hempla Sanctuary, Roca Design Gallery

O programa conta ainda com Design Districts, que destacam núcleos criativos espalhados por Londres, e com o Global Design Forum, uma série de conferências e conversas de liderança de pensamento, reunindo líderes criativos para explorar e propor soluções para questões globais urgentes.

Porro

Além disso, as anuais London Design Medals reconhecem a contribuição de grandes figuras do design e novos talentos para Londres e para a indústria, com quatro medalhas atribuídas todos os anos. O Festival mantém a sua parceria de longa duração com a Fortnum & Mason como Apoiante das London Design Medals 2025. Os vencedores deste ano são anunciados ainda neste mês de setembro.

O Festival de 2025 é apoiado pela Bloomberg Philanthropies, sendo o Bloomberg Connects o guia digital oficial do evento. O guia gratuito para telemóvel inclui conteúdos exclusivos: comentários de especialistas, vídeos em destaque e percursos curados pela cidade.

Na qualidade de um dos maiores eventos de design do mundo, o Festival continua a promover tanto talentos emergentes como estabelecidos, fomentando colaboração e inovação na comunidade internacional de design. Este ano, o London Design Festival investe significativamente no seu programa de parcerias para oferecer maior apoio à indústria, garantindo que designers, fabricantes e empresas criativas tenham mais oportunidades de mostrar o seu trabalho e de chegar a novos públicos.

PROJETOS DE REFERÊNCIA

WHAT NELSON SEES de Paul Cocksedge

Ocupando a Trafalgar Square, um dos marcos mais conhecidos de Londres, What Nelson Sees, de Paul Cocksedge, oferece aos visitantes uma oportunidade inédita de experimentar Londres da perspetiva de Nelson, no topo da sua coluna, revelando vistas da cidade nunca antes acessíveis ao público.

A escultura é composta por uma série de tubos que se cruzam e formam uma estrutura impressionante. Estes criam portais de visualização telescópicos, convidando os visitantes a espreitar e descobrir o horizonte de Londres da perspetiva de Nelson.

A experiência começa com vistas ao vivo da Londres contemporânea antes de recuar gradualmente no tempo, transportando os visitantes por séculos da rica história da cidade. A viagem depois avança para o futuro, oferecendo vislumbres de como Londres poderá ser daqui a cem anos.

BEACON de Lee Broom, apoiado e produzido por Brokis e Materials Assemble

Beacon é uma instalação monumental de iluminação escultórica concebida por Lee Broom, inspirada pela arquitetura e herança da zona ribeirinha onde se situa. Criada com uma tecnologia especial de fusão que reutiliza fragmentos de vidro descartados, a instalação reinterpreta os candeeiros de rua clássicos para formar uma estrutura que se assemelha a um grande lustre escultórico.

Foi construída de forma sustentável para que os seus componentes possam ser reutilizados como luminárias individuais após a desmontagem, garantindo tanto beleza como longevidade. Como grande obra de arte pública, Beacon foi concebida não apenas como instalação de design, mas como uma experiência partilhada no espaço público – aberta, acessível e destinada a todos.

LDF NO V&A

Co-curado por Carrie Chan e Kristian Volsing, o programa do V&A no London Design Festival 2025 explorará a resposta crítica do design a crises e questões urgentes. Instalações-chave examinarão respostas à extração de recursos naturais, ao património cultural em risco, a conflitos geopolíticos e à inteligência artificial, através do trabalho de artistas e designers internacionais como Alicja Patanowska, Jakkai Siributr e Ryunosuke Okazaki, bem como da designer Roo Dhissou, vencedora da V&A Emerging Designer Commission. O programa destacará a importância do cuidado, da restauração e da resiliência em tempos desafiantes.

THE DESIGN MUSEUM

Design Museum apresentará várias grandes exposições e mostras no âmbito do Festival:

Blitz: The Club that Shaped the 80s explora a lendária discoteca Blitz, que transformou o estilo londrino dos anos 80 e gerou uma cena criativa de enorme impacto na cultura popular.

More Than Human junta arte, ciência e pensamento radical para examinar como o design pode ajudar o planeta a prosperar ao deslocar o foco para além das necessidades humanas, acompanhado por um simpósio.

A mostra anual PLATFORM exibirá o trabalho fascinante de Bethan Laura Wood, incluindo um workshop durante o Festival.

Também haverá uma visita guiada com audiodescrição à arquitetura do museu.

DESIGN DISTRICTS

De norte a sul, de leste a oeste, os Design Districts são uma componente essencial do Festival, refletindo a identidade das comunidades locais e permitindo que os visitantes explorem eventos a curta distância a pé.

What Nelson Sees

Este ano haverá 10 Design Districts: Bankside, Brompton, Chelsea, Dalston to Stokey, EC1, Fleet Street Quarter, Mayfair, Park Royal, Shoreditch Design Triangle e William Morris Design Line.

FEIRAS DE DESIGN

As Design Fairs são os pilares comerciais do Festival e pontos de encontro fundamentais para designers, fabricantes, compradores, jornalistas e entusiastas, para descobrir novos lançamentos de produtos e identificar tendências atuais

MATERIAL MATTERS

Material Matters regressa para a sua 4.ª edição de 17 a 20 de setembro de 2025, no novo espaço Space House.

A feira ocupará um piso inteiro do edifício, reunindo designers, marcas e pensadores para explorar a importância dos materiais no design e na arquitetura. Será organizada em três zonas distintas:

  • Knowledge – com espaço de conferências, café e mostras como os finalistas do Only Natural Design Competition, a shortlist dos Wood Awards 2025 e uma instalação da PriestmanGoode.
  • Specification – com materiais prontos para o mercado, de marcas como 3M, Filie Material e MycoWorks.
  • Experimental – dedicada a designers que expandem os limites do material, incluindo Micaella Pedros, Jacob Marks e Revive Innovations.

Outros destaques incluem as mostras The Material Way e ForEverydayLife, bem como a exposição In The Making, com trabalhos de Arper, Tarkett e Domus Tiles.

DESIGN LONDON SHOREDITCH

Uma nova e ousada adição ao Festival, o Design London Shoreditch decorrerá de 16 a 18 de setembro de 2025, com três exposições curadas:

  • Design at Work (Protein Studios) – inovação no design de espaços de trabalho
  • Design Culture (Kachette) – intersecção entre design, cultura e sustentabilidade
  • House of ICON (Shoreditch Town Hall) – interiores, do minimalismo escandinavo ao maximalismo ousado

Haverá instalações de 2LG Studio, do artista Ben Cullen Williams (em colaboração com o Google DeepMind) e do projeto Ancient Futures do British Council. Marcas como BAUX, Dare Studio e Isomi também participarão.

O evento incluirá ainda conferências co-curadas por Roddy Clarke e workshops criativos da Moleskine.

GLOBAL DESIGN FORUM

Global Design Forum, programa de liderança de pensamento curado pelo Festival, regressa ao V&A para celebrar o design e os protagonistas que moldam o seu futuro. A programação centrar-se-á nos desafios mais urgentes que os designers enfrentam atualmente, reunindo vozes líderes do design e da comunidade criativa global.

IDENTIDADE GRÁFICA 2025 POR PENTAGRAM

A agência criativa Pentagram continua a sua parceria com o Festival, responsável pela identidade gráfica anual desde 2007. Este ano, o tema é conexão e colaboração. Mantendo a icónica paleta de vermelho e branco, a identidade visual utiliza um fio tipográfico flexível que se estende e comprime, simbolizando os laços entre criatividade, parceiros, projetos, distritos e designers – em busca de progresso coletivo.