No ano em que celebra 10 anos, a Homeing regressa a Lisboa, de 25 a 27 de setembro e promete transformar a cidade a partir do Pavilhão Carlos Lopes, na capital do Quiet Luxury e do design de interiores.
De 25 a 27 de setembro, o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, volta a receber a Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living, o evento premium que a EXPONOR – Feira Internacional do Porto dedica exclusivamente aos profissionais do design e da arquitetura de interiores. Na sua 10.ª edição, a exposição convida a descobrir o conceito “Quiet Luxury” — a elegância discreta, minimalista e intemporal que valoriza a beleza do essencial.
Durante três dias, o icónico espaço expositivo lisboeta será palco das empresas e marcas mais reconhecidas e inovadoras do setor, apresentando propostas sofisticadas nas áreas de revestimentos, mobiliário, iluminação, tecidos e acessórios para interiores, que unem qualidade, autenticidade e exclusividade.


Setenta por cento dos visitantes da Homeing são arquitetos, designers e decoradores
Dos quase dois mil visitantes profissionais que estão já a planear uma incursão pela nova edição do evento e que se registaram junto da organização, cerca de 70% são arquitetos, designers ou decoradores. Entre eles encontrar-se-ão congéneres provenientes de 17 países, que já anteciparam à EXPONOR – Feira Internacional do Porto, a intenção de assistir ao evento em busca de novidades e negócios.
A avaliar pelos profissionais que já manifestaram interesse em assistir, a Homeing receberá, assim, visitantes oriundos da Irlanda, Espanha, Brasil, Alemanha, Andorra, Moçambique, Cabo Verde, Argélia, Holanda, Polónia, África do Sul, Costa do Marfim, India, Israel, Marrocos, Nigéria e Peru, que daqui a um mês procurarão as tendências do momento na indústria que serve o design de interiores português.

De acordo com a arquiteta Joana Marcelino, curadora dos espaços de check-in e lounge da Homeing 2025, será incutida uma “atenção minuciosa aos detalhes”. “Procurámos criar um cenário que harmoniza conforto e sofisticação, com materiais nobres como madeira, pedra e tecidos naturais, sempre numa paleta de tons neutros e acolhedores. A iluminação foi pensada para envolver o visitante numa atmosfera suave e serena, potenciando a sensação de calma e exclusividade. Da entrada, concebida como um pátio interior de hotel, ao lounge central, integrado entre os stands, cada espaço convida à contemplação e ao diálogo”, concretiza a profissional.

“Queremos que quem nos visita sinta um luxo que não se impõe, mas que se descobre nas texturas, nas formas e nas proporções — um ambiente que respira tranquilidade e requinte”, convertido em ambientes que “acolhem, inspiram e convidam a permanecer”, precisa ainda Joana Marcelino.
Homeing respira Quiet Luxury também sob a forma de conferências
“Quiet Luxury”, o mote inspirador da 10.ª edição da Homeing, é também um dos fios condutores do ciclo de conferências que complementa a feira.
O ciclo de conferências Let’s Talk About arranca na tarde do dia inaugural (às 15h00), no Foyer Sul do Pavilhão Carlos Lopes, precisamente com “Luxo, Arte e Design” como tema, numa organização da Ana Rita Soares Interior Design. Intervirão Mónica Seabra-Mendes, Maura Marvão, Ana Rita Soares, Amândio Pereira, sob moderação de Sandra Nobre. Às 16h45, Pilar Paiva de Sousa, Luís Rebelo de Andrade e Paulo Lobo abordarão casos inspiradores no “Design de Interiores na Hotelaria de Luxo”, numa iniciativa moderada por Liliana Conde.


No dia 26, a agenda é ainda mais recheada. Pela manhã (às 10h30), os trabalhos vão “Da matéria à realidade virtual”, com intervenções de Sofia Águas (autora da instalação “A expressão da matéria”, no Foyer Sul da feira), João Rocha e João Costa, com a colaboração da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e sob coordenação de Isabel Dâmaso. Uma hora depois será a vez de Artur Correia e Joana Marcelino tomarem em mãos “A Casa Inspira o Hotel, o Hotel Reinventa a Casa”.

A tarde do segundo dia da Homeing 2025 explicará como potenciar os negócios através das redes sociais, pela voz de Bárbara Bação (às 14h30), mas também permitirá aos profissionais repensar a iluminação de cabeceiras de cama, por forma a criar uma iluminação de quarto de hóspedes plena de intenção. Tal conhecimento chegará por intermédio de Mike Mould e Sarah Scott, às 15h00. Meia hora depois, a tribuna terá ao microfone Patrícia Catalão, para falar com propriedade sobre “Quiet Luxury: autenticidade, identidade e exclusividade no design de interiores”.