As nossas inspirações de hoje focam bancos e cadeiras, em madeira, com verniz de alto brilho, de desenho clássico e até com um toque de irreverência. Uma escolha que mostra a transversalidade do tema e a inesgotável capacidade de se reinventar.
Uma seleção que percorre diferentes estilos e contextos e que ainda arrisca na forma e nos detalhe inesperados, revelando um lado mais ousado do design. Entre a tradição e a contemporaneidade, as nossas inspirações demonstram como um objeto tão quotidiano pode ser, ao mesmo tempo, funcional e expressivo, transformando qualquer espaço com a sua presença.


1. AKA, bancos de madeira multi-camada, por Konstantin Grcic para a Magis. Na QuartoSala.


2. Twist, por Yağmur Köylü, base metálica e tampo de madeira com verniz de alto brilho, proposta do estúdio turco Yet.



3. LEM, por Shin&Tomoko Azumi para Lapalma, que celebra 25 anos, vista na Semana do Design de Milão, agora em três novos acabamentos. Na Paris:Sete.
4. Frame, por Salvatore Indriolo (2022), da Fantin, em duas alturas e em 35 acabamentos do cinza-nuvem ao amarelo-melão.
5. Plopp, peça de culto da estrela do design polaco Oskar Ziętas. Duas chapas de aço ultrafinas soldadas nas extremidades e insufladas sob alta pressão, agora em cores ainda mais vibrantes.


6. Taburete 8, da HAY, pelo espanhol Marc Morro, deve o seu nome ao número de protótipos realizados antes da versão final. Na Space Invaders.