É mais uma das colaborações que celebram o 90.º aniversário da Artek. Desta vez, alguns dos padrões mais icónicos da Marimekko, desenhados por Maija Isola, encontram a pureza do design de mobiliário de Alvar Aalto, numa combinação subtil, que reflete as identidades de ambas as marcas.
Fotografias: Cortesia da Artek
Artek e Marimekko, dois dos nomes mais emblemáticos do design e da moda finlandeses, unem-se para apresentar uma coleção de mobiliário colaborativa, que combina a arte da estampagem da Marimekko com a tecnologia de dobragem da madeira da Artek. A coleção de edição limitada celebra aquilo que junta as duas marcas: identidades ousadas e distintas, moldadas pela arquitetura, natureza e um pragmatismo centrado no ser humano. Os produtos estão lançados nas lojas físicas e online da Artek e da Marimekko, bem como através de revendedores selecionados, mas a coleção estará disponível por tempo limitado.


A colaboração revisita três dos designs mais significativos de Aalto — Stool 60, Bench 153B, e Table 90D — e une-os a uma série de padrões da coleção Arkkitehti da Marimekko, encomendadas pela fundadora da marca, Armi Ratia, e desenhadas por Maija Isola. Os padrões foram aplicados ao mobiliário em madeira de bétula utilizando a técnica de marchetaria, ganhando assim vida com o movimento e a luz.

“A colaboração entre Artek e Marimekko pode parecer uma combinação óbvia. O resultado, no entanto, é tudo menos isso. Cruzámos as nossas identidades, visões criativas e conhecimentos essenciais para criar algo verdadeiramente inesperado. A coleção é de uma beleza ousada, mas subtil, e esperamos que os produtos tragam alegria e calor a muitas casas”, refere Marianne Goebl, diretora-geral da Artek.


Os padrões Marimekko escolhidos para a coleção Artek + Marimekko refletem a forma como Maija Isola encontrou beleza e encanto na natureza do seu dia a dia. A ideia para o padrão Lokki (gaivota) surgiu quando Maija Isola observava uma janela coberta por uma cortina. O sol brilhava e as dobras largas da cortina criavam sombras ondulantes sobre o tecido. Já Kivet (pedras) foi provavelmente inspirado pelas pedras grandes e irregulares que foram retiradas manualmente do terreno em redor do atelier da designer. À semelhança dos Aalto, Maija Isola deixava-se guiar pelo impulso criativo e viajou por muitas partes da Europa, América do Norte e Norte de África. Foi inspirada pelo movimento da água durante uma viagem à Grécia, e em 1964 retratou essa experiência no padrão Seireeni (sereia).

“Esta colaboração leva a arte da estampagem da Marimekko a um novo patamar, que ganha vida através da interação entre um jogo de padrões, luz e madeira. Sentimos que esta coleção oferece uma forma elegante e inesperada de conjugar os padrões icónicos da Marimekko com o design intemporal do mobiliário da Artek”, afirma Rebekka Bay, diretora criativa da Marimekko.


De salientar ainda que, esta coleção reflete o compromisso da Artek e da Marimekko com o design duradouro, sendo que o processo de produção da técnica aplicada reduz o desperdício de madeira. Tal como acontece com todo o mobiliário Aalto produzido pela Artek, os produtos são feitos com bétula finlandesa na fábrica da Artek em Turku, no oeste da Finlândia.