Por a 28 Agosto 2025

A decorrer de 4 a 9 de setembro, João Bruno apresenta DODECAEDRO, no contexto da exposição “Re.MADE IN PORTUGAL naturally”. A exposição, que conta com cenografia da designer de interiores Nini Andrade Silva, pode ser visitada na Rue des Minimes, 16, no bairro do Marais.

João Bruno Videira estará presente na próxima edição da Paris Design Week, a decorrer de 4 a 9 de setembro, no contexto da exposição “Re.MADE IN PORTUGAL naturally”

Organizada pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), com o objetivo de promover a excelência portuguesa, dar a conhecer a criatividade, o design e o saber-fazer do nosso país em palcos internacionais, esta exposição acontece no contexto da campanha “MADE IN PORTUGAL naturally”.

Durante a exposição, que segue o tema principal da Paris Design Week – Regeneração –, o artista português que tem a lã como denominador comum de todas as suas obras, irá expor a obra DODECAEDRO, uma escultura em ferro e lã de Arraiolos. Inspirada no sólido platónico com o mesmo nome, esta escultura de suspensão parte da geometria pura, para uma reinvenção poética da forma. Composta por doze pentágonos regulares unidos entre si, a estrutura em ferro é preenchida por uma rede de cordas de lã de Arraiolos, feita à mão, que acentua a sua arquitetura interna e revela a harmonia das proporções.

Apesar da sua volumetria expressiva, a peça transmite uma leveza e transparência únicas, como se flutuasse no espaço. Símbolo do Universo, segundo Platão, o DODECAEDRO transforma-se aqui num objeto meditativo, onde a matemática encontra o gesto artesanal, e o rigor da forma se abre à contemplação.

Para João Bruno Videira, artista que combina técnicas tradicionais com uma linguagem contemporânea, a participação na Paris Design Week “representa mais um passo na afirmação internacional do meu trabalho, levando a arte têxtil portuguesa a novos palcos. O DODECAEDRO , com a sua geometria ancestral e a lã de Arraiolos tecida à mão, traduz o cruzamento entre identidade local e linguagem global — um emblema daquilo que pretendo partilhar com o mundo: tradição reinventada com ambição contemporânea.”

A exposição, que conta com cenografia da designer de interiores Nini Andrade Silva, pode ser visitada entre os dias 4 e 9 de setembro na Rue des Minimes, 16, no bairro do Marais, em Paris, durante a Paris Design Week.