Obra integra exposição “Re.MADE IN PORTUGAL naturally”, promovida pela AICEP
O artista e designer português João Bruno Videira estará presente na Paris Design Week 2025, entre 4 e 9 de setembro, com a obra DODECAEDRO. A escultura de suspensão em ferro e lã de Arraiolos será apresentada no contexto da exposição “Re.MADE IN PORTUGAL naturally”.


Promovida pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a iniciativa destaca a criatividade, o design e o saber-fazer portugueses num dos maiores eventos de design da Europa. A exposição integra a campanha internacional “MADE IN PORTUGAL naturally” e dialoga com o tema central da Paris Design Week: Regeneração.
A obra: tradição, geometria e leveza
Inspirado no dodecaedro — um dos cinco sólidos platónicos — João Bruno Videira apresenta uma peça suspensa que conjuga geometria pura com expressão poética. A estrutura é composta por doze pentágonos regulares em ferro, preenchida com uma malha feita à mão com lã de Arraiolos. Uma experiência visual de leveza e transparência.


“Apesar da sua volumetria expressiva, a peça flutua no espaço. Símbolo do Universo para Platão, o dodecaedro transforma-se num objeto meditativo, onde a matemática encontra o gesto artesanal”, explica o artista.
Entre o local e o global
Para João Bruno Videira, que trabalha a lã como matéria central do seu percurso artístico, a participação na Paris Design Week representa “mais um passo na afirmação internacional do meu trabalho. O DODECAEDRO traduz o cruzamento entre identidade local e linguagem global, um emblema daquilo que pretendo partilhar com o mundo: tradição reinventada com ambição contemporânea.”


A exposição conta com cenografia assinada pela conceituada designer de interiores Nini Andrade Silva, e poderá ser visitada entre 4 e 9 de setembro, na Rue des Minimes, 16, no histórico bairro Le Marais, em Paris.