Por a 11 Agosto 2025

A Casa Souto, uma habitação unifamiliar localizada na Maia e da autoria do arquiteto Manuel Ventura, CEO e fundador da Ventura + Partners, foi distinguida com uma Menção Honrosa nos International Architecture Awards 2025, promovidos pelo The Chicago Athenaeum.

A Casa Souto é um projeto de habitação unifamiliar localizado na Maia, que se destaca pelo sua geometria particular e de volumes retilíneos em equilíbrio com o meio natural envolvente. O projeto, da autoria do arquiteto Manuel Ventura, recebeu uma Menção Honrosa nos International Architecture Awards 2025 e destaca-se pela sua originalidade, conforto, funcionalidade e sustentabilidade. A Ventura + Partners surge na lista das distinções, com menção honrosa, juntamente com o arquiteto Siza Vieira, na lista de vencedores, com o projeto  da nova Extensão do Museu de Serralves.

A Casa Souto desenvolve-se em três pisos que acompanham a inclinação natural do terreno. A sua disposição garante excelentes condições de iluminação natural, privacidade e forte relação com o terreno exterior. 

O projeto integra uma área de grande valor ambiental já existente, aproveitando a riqueza natural e paisagística do concelho da Maia. Este facto evidencia a importância que o arquiteto Manuel Ventura atribui à preservação e valorização da identidade local, bem como o seu compromisso com a proteção do meio ambiente. A obra e o lugar coexistem em equilíbrio, reforçado pela escolha rigorosa de materiais e sistemas construtivos. 

Destaca-se nesta casa a existência de uma relação direta, intencional e cuidadosamente desenhada entre interior e exterior – um traço identitário presente em numerosos projetos de habitação unifamiliar do arquiteto Manuel Ventura.

A Menção Honrosa vem sublinhar a qualidade da obra desenvolvida pelo atelier Ventura + Partners. Um reconhecimento que destaca também o concelho da Maia no mapa internacional da arquitetura. 

Os International Architecture Awards são promovidos pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design, em parceria com o European Center for Architecture Art Design and Urban Studies e a Metropolitan Arts Press, Ltd. Este prémio internacional reconhece projetos arquitetónicos, de paisagismo e urbanismo a nível global, que se destacam pela inovação, qualidade e sustentabilidade, reunindo uma audiência global de profissionais e entusiastas da arquitetura.

Sobre a Ventura + Partners:

A Ventura + Partners é um gabinete de arquitetura fundado em 1994 por Manuel Ventura, arquiteto licenciado pela FAUP em 1993. Nas últimas décadas, a V + tem vindo a desenvolver projetos de diferentes escalas e nos mais diversos segmentos de arquitetura e urbanismo, tais como serviços, residencial, hospitalar, industrial, saúde, comercial, requalificação de património arquitetónico e espaço urbano. Combinando uma experiência sólida com investigação e inovação contínua, a sua missão é melhorar os contextos onde as obras se inserem através da arquitetura, criando soluções integradas e sustentáveis que permitem interações significativas entre as pessoas e o espaço que as rodeia. Com escritórios em Portugal, Estados Unidos da América, Espanha e França, e projetos em mais de uma dúzia de países, a V + emprega, atualmente, cerca de 150 colaboradores.