Para muitos, a passagem do ano faz-se de 31 de agosto para 1 de setembro. Se pensarmos bem, não está assim tão errado. É certo que não muda o ano, mas chegam de novo as rotinas – para muitos novas -, também se fazem balanços, a energia está renovada e revigorada e a vontade de reinventar os espaços que habitamos também se instala. É o regresso ao trabalho e às aulas, aos dias mais corridos e às agendas mais cheias. Por isso, nesta edição da Urbana damos-lhe uma dose extra de inspiração que se traduz em ideias, soluções, pessoas e projetos. Olhamos de perto os home offices mas também closets pensados ao detalhe. E claro, terminamos com casas onde a função e a beleza se cruzam com histórias pessoais e narrativas criativas. Uma nota para o projeto do arquiteto Gabriel Magalhães, que foi alvo da preferência da nossa equipa, no âmbito da edição deste ano da CASACOR Bahia. Desejamos que entre com o pé direito em setembro (e com a nossa revista na mão).
Fotografia de capa e de entrada, Manolo Yllera.
Inspirações
Cores que anunciam uma nova estação, novas texturas – em tecidos e papéis de parede -, bonitos serviços e porta-revistas e livros para tornar o regresso mais apetecível e caloroso.






À Lupa
Nesta edição, damos-lhe a conhecer o novo showroom da Barreiros&Barreiros no Algarve, o trabalho da ceramista Alexandra Vaz, o universo curado pelo Studio Mathinna e a história por detrás da Origin Made, que está agora também disponível na QuartoSala.




Ateliês
Os ateliês itsk.studio, R&R Design de Interiores, Casas com Design, Katrina Boschenko, Rebecca Leon e Casa Comigo são os protagonistas da secção de Ateliês na edição de setembro.






Ambientes
Os espaços dedicados ao trabalho e à organização pessoal tornaram-se verdadeiros refúgios de funcionalidade e estilo. O home office pede soluções que conciliem conforto, ergonomia e beleza, enquanto o closet ganha protagonismo como área de arrumação inteligente e, ao mesmo tempo, de expressão pessoal. Nesta seleção reunimos peças e ideias que inspiram a criar ambientes práticos e sofisticados, capazes de transformar a rotina em momentos de bem-estar e produtividade.






As nossas casa
Das ruas de Lisboa às cores de Salvador da Bahia, as casas desta edição fundem história e criatividade. Começamos na capital portuguesa e em casa do designer Carlos Mota, numa hometour que é um manifesto ao improviso, fotografado por James McDonald.




Seguimos para Madrid, para conhecer um projeto de interiores assinado por Óscar Lucien Ono, o fundador do estúdio Maison Numéro 20. As fotografias são de Manolo Yllera.




Na casa, localizada na zona do Estoril, a elegância do clássico contemporâneo encontra a espontaneidade de objetos com história e a sofisticação de um olhar criativo. A reportagem fotográfica é assinada por Gui Morelli.




Fechamos esta edição de setembro com o projeto do arquiteto Gabriel Magalhães, no âmbito da CASACOR Bahia 2025. As fotografias são do MCA Studio.




Tudo boas razões para não deixar fugir a sua revista Urbana de setembro. Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura. Despedimo-nos de