A Vitra reforça o legado da colaboração com os irmãos Bouroullec ao apresentar uma nova versão da icónica Slow Chair e o inédito Slow Sofa — peças que aliam conforto, leveza e versatilidade, com um toque contemporâneo pensado para os estilos de vida de hoje.
Desenvolvida em 2006 pela Vitra em colaboração com os designers Ronan e Erwan Bouroullec, a Slow Chair tornou-se, desde então, um clássico da marca. O fabricante suíço de mobiliário de design apresenta agora uma segunda versão desta poltrona, adicionando também o Slow Sofa à coleção.
O design da Slow Chair baseia-se no princípio de uma capa têxtil flexível ajustada com isolamento a uma estrutura em aço tubular. Esta construção cria um efeito de “afundamento” com a tensão ideal para proporcionar o máximo conforto, especialmente quando complementado com almofadas soltas. A versão original da Slow Chair, concebida pelos irmãos Ronan e Erwan Bouroullec, surgiu da ideia de transferir o conforto flexível de collants para uma peça de mobiliário. O revestimento resultante foi criado com um material altamente elástico e translúcido, que acentua a silhueta da cadeira e lhe confere um aspecto elegante e leve, apesar das suas dimensões generosas.

A Vitra voltou a colaborar com os designers para desenvolver uma nova versão da poltrona em tecido bouclé , e ampliou uma pequena família de produtos com o Slow Sofa, no mesmo material. O tecido suave Flocca não só proporciona uma sensação de conforto máximo, como também confere à poltrona e ao sofá um aspecto acolhedor e convidativo. O tecido está disponível em sete cores — desde tons claros (bege) a tons mais escuros (azul). As almofadas dos assentos e do apoio cervical ao condicionador podem ser combinadas com almofadas de encosto da coleção Vitra Cushions, recheadas com fibras recicladas. Para ainda mais conforto, está disponível uma otomana que complementa a Slow Chair, permitindo apoiar os pés com total conforto.

Com a sua estética distinta, mas discreta, o Slow Sofa e a Slow Chair integram-se harmoniosamente em interiores modernos, ao mesmo tempo que acrescentam um toque contemporâneo a ambientes mais clássicos, seja em casas, hotéis ou escritórios. Ronan Bouroullec partilha a sua visão sobre as possíveis configurações do novo sofá: “O Slow Sofa tem um formato muito mais suave, o que permite agrupar várias unidades de assento de forma mais orgânica, ideal para espaços como átrios de hotel, sem estar preso a uma disposição específica ou a algo geométrico geométrico”.

Graças à ausência de acolchoamento espesso, o compacto Slow Sofa oferece espaço generoso para duas pessoas, e a sua estrutura facilita o transporte entre divisões e ambientes, tornando-o um favorito versátil para escapar à azáfama do dia a dia. Como explica Ronan Bouroullec, “este novo sofá é, sem dúvida, um projeto urbano, pensado para apartamentos pequenos. Vivemos em espaços cada vez mais limitados, o que faz deste sofá uma solução incrivelmente compacta”.