Inspirada na proximidade com o chão como lugar de escuta, descanso e espiritualidade, a Cadeira Rasteira foi desenhada com uma estrutura baixa e formas depuradas.
Brasília acolheu a terceira edição da Brasília Design Week (BDW25), em junho, evento que celebrou a força do design brasileiro como ferramenta de memória, inovação e transformação cultural. A curadoria geral ficou a cargo da artista e designer Nina Coimbra, que imprimiu à programação um olhar atento sobre as expressões simbólicas e materiais do país.
Reconhecida internacionalmente, Nina Coimbra assinou a exposição central da BDW25, “Horizonte em Risco”: mobiliário autoral e propostas que atravessam diferentes territórios e identidades brasileiras. A mostra propôs um olhar crítico e sensível sobre os desafios contemporâneos, e serviu de palco para o lançamento da Cadeira Rasteira, a nova criação da artista.
Inspirada na proximidade com o chão como lugar de escuta, descanso e espiritualidade, a Cadeira Rasteira foi desenhada com uma estrutura baixa e formas depuradas. Evoca práticas vernaculares e a relação íntima entre corpo e território. A madeira trabalhada evidencia o fazer manual e artesanal. O desenho da peça aposta na simplicidade como gesto político.
O assento, mais próximo do solo, convida a um modo de estar desacelerado, propondo um outro tempo: mais afetivo, mais atento. A peça integrou-se com naturalidade na narrativa curatorial proposta por Nina, reafirmando a potência simbólica dos objetos no design contemporâneo.


Além da exposição, a BDW25 contou com uma ampla programação com mais de 40 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade: oficinas, feiras, rodas de conversa e outras mostras como “Viva Janete!” e “Design + Indústria”. Sob a direção de Nina Coimbra, o evento reforçou o design como território vivo de criação, experimentação e identidade brasileira.