Por a 30 Julho 2025

Els Van Hoorebeeck estreia-se como diretora criativa da Fritz Hansen com uma coleção que celebra a leveza, a cor e a partilha. Com uma abordagem sensível e contemporânea, dá um novo fôlego ao legado escandinavo.

Texto: Isabel Figueiredo

A revista Urbana conversou com a designer belga numa entrevista exclusiva, onde revelou o processo criativo por trás das novas peças, a importância dos arquivos da marca e a sua visão para o futuro da Fritz Hansen. 

Urbana: Qual é a sua visão para o futuro da marca e como planeia evoluir o seu legado de design? 

Els Van Hoorebeeck: A Fritz Hansen começou como fabricante, passou por uma fase em que era puramente uma marca de design e agora assumiu esta dupla identidade de ser simultaneamente fabricante e marca de design. É esta identidade que pretendo fortalecer e traduzir para uma linguagem visual que esteja à altura do património que a marca carrega. O meu objetivo é fundir o legado icónico de design com criações inovadoras, sustentáveis e emocionalmente envolventes, que moldarão o futuro da marca. 

Tem uma vasta experiência em design de interiores e mobiliário. De que forma o seu percurso influenciará a direção criativa da Fritz Hansen? 

Abordo sempre o design de produto a partir de uma perspetiva espacial, o que ajuda a identificar as lacunas na nossa coleção. A direção artística dos diferentes designs na coleção deve estar alinhada para que possam funcionar em conjunto e criar um ambiente que reflita a personalidade de quem os combina. 

A sustentabilidade e o artesanato são pilares fundamentais do design escandinavo. Como pretende integrar estes valores nas próximas coleções da Fritz Hansen? 

A marca tem um legado de design de alta qualidade, ao mesmo tempo que adota princípios modernos de sustentabilidade. O foco da Fritz Hansen sempre foi a longevidade, e isso não mudará no futuro. Os nossos designs provaram resistir ao teste do tempo e até ter uma vida bem-sucedida no mercado de segunda mão. Com o nosso programa ReNew, até ganham uma terceira vida. Atualmente, o ReNew centra-se principalmente em prolongar a vida útil dos nossos designs icónicos, mas iremos expandir este conceito a toda a nossa coleção. O nosso objetivo é garantir que os nossos produtos permaneçam em uso pelo maior tempo possível. Além disso, vamos desenhar peças que possam ser desmontadas para facilitar a reparação e a reciclagem, assegurando também a conformidade com os mais exigentes padrões de sustentabilidade. 

Como podem empresas como a Fritz Hansen apoiar mais as mulheres na liderança criativa? 

Acho que a Fritz Hansen está num bom caminho no que toca à presença de mulheres em cargos de liderança – basta olhar para o nosso CFO e a nossa Diretora Global de Marketing, por exemplo. Para que as mulheres tenham sucesso na liderança criativa, ou qualquer pessoa nesse tipo de função, seja homem ou mulher, é essencial que tenham liberdade para experimentar e flexibilidade para escolher a forma como trabalham. 

Quais são as principais tendências de design que antecipa para o futuro do mobiliário e dos interiores, e qual é a posição da Fritz Hansen em relação às mesmas? 

Espero sinceramente que o consumo de mobiliário descartável chegue ao fim e que as pessoas voltem a valorizar a qualidade em vez da quantidade. Assim, não teremos de responder a essa mudança, pois é exatamente isso que defendemos desde o início. Além disso, o mobiliário de formas curvas e orgânicas está a ganhar destaque. Encontrei algumas peças no nosso arquivo que estão perfeitamente alinhadas com esta tendência. Também precisamos de orientar os nossos clientes na forma como podem expressar a sua personalidade dentro da coleção da Fritz Hansen – mostrando como combinar diferentes peças, clássicas e contemporâneas, e criando uma paleta rica de materiais. Desta forma, os espaços afastam-se do minimalismo e passam a adotar interiores mais estratificados e vividos, que contam uma história pessoal. Este será um fio condutor que se refletirá nas nossas futuras fotografias.