Por a 5 Maio 2025

Maio cheira a primavera e abre caminho para uma nova estação e uma nova temporada. Com o mês da renovação chega também uma nova edição da URBANA, desta vez focada no que está a agitar o panorama do design e da arte contemporânea. Dentro do número de maio, vamos até Milão, reunimos as melhores soluções para varandas, terraços e jardins e colocamos em foco a próxima edição do SLEEP IN. Mas há mais. A arte contemporânea marca presença numa produção exclusiva da URBANA, com curadoria do LAO – Lisbon Art Office e encontra ainda duas conversas que vale a pena ler: com Maribel López, diretora das feiras ARCO Madrid e Lisboa, e com o designer Karim Rashid. Fechamos, como é hábito, com as “nossas casas”, que nesta edição são quatro poemas visuais que não vai querer perder. Estas são só algumas das razões porque não pode perder a URBANA de maio.

Fotografia de capa e de entrada de António Moutinho.

Inspirações

Abrimos a secção das inspirações com um moodboard de inspiração natural, onde as tramas vegetais são o destaque. Seguimos para um mergulho em tons que vão do azul ao pastel e damos ainda algumas ideias para quem procura o banco ideal.

À Lupa

Nesta edição, damos-lhe a conhecer a marca brasileira Ovo, fundada pelos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira e a coleção inédita de esculturas cerâmicas da Sofia Albuquerque, do Sal Atelier. Passamos um dia com o Studioutte e mostramos a marca portuguesa ecofriendly Darono, que se foca em mobiliário têxtil usando materiais reciclados e reaproveitados. Nesta secção há ainda espaço para lhe dar a conhecer a colaboração da Dedar X Anni Albers e mostrar as entrevistas feitas a Maribel López, diretora das feiras ARCO Madrid e Lisboa, e ao designer Karim Rashid.

SLEEP IN

No número de maio pode ficar a conhecer os artistas plásticos que vão fazer parte do SLEPP IN – que acontece de 15 a 25 de maio no Porto, numa organização que tem a URBANA como parceira -, e que vão estar in-situ, relacionando o público com a sua obra.

Ambientes

Com a chegada dos dias mais quentes e longos chega também a vontade de passar mais tempo no exterior, por isso nesta edição fazemos uma seleção de peças de design para exteriores.

Em foco

Nesta edição, falamos-lhe do SaloneSatellite, que acontece como parte do Salone del Mobile Milano e que é a plataforma expositiva mais importante para os designers com menos de 35 anos. E mostramos-lhe arte contemporânea, através de uma produção exclusiva da URBANA, com curadoria do LAO – Lisbon Art Office.

As nossas casas

Fechamos a edição de maio com quatro casas que são quatro poemas visuais. Começamos em casa de Rita Rodrigues da Silva, fundadora e CEO do Lisbon Art Office. Localizada na Estrela, a dois minutos de Santos, do rio Tejo e do Príncipe Real, a casa estabelece um diálogo sereno entre a arte contemporânea e a própria história do lugar e do edifício, datado do início do século XX. As fotografias são de Gui Morelli e a produção de Amparo Santa-Clara.

Seguimos para o refúgio de Wesley Silva aka Safadão, cantor, produtor musical e empresário brasileiro, onde trabalho e família coexistem em perfeita harmonia. O projeto é assinado pelo estúdio de Romário Rodrigues Arquitetos e as fotografias são de Denilson Machado e Adriano Pacceli.

A terceira casa é o mais recente projeto do estúdio Hanna Pietras Architects e é uma homenagem ao artesanato, à história e à funcionalidade. As fotografias são de Hanna Połczyńska e o styling de Aleksandra Stasik.

Localizada no coração de Cascais, a última casa desta edição funde o charme tradicional português e o design contemporâneo num enlace muito harmonioso. O processo de design foi uma empreitada muito pessoal para a proprietária, Reem, que sempre teve uma paixão por design de interiores e abriu recentemente a Kaizen Living Design, na marina de Cascais. As fotografias são de António Moutinho e a produção e styling, de Amparo Santa-Clara.

Tudo boas razões para não deixar fugir a sua URBANA de maio. Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura. Despedimo-nos desejando-lhe um mês cheio de inspiração e boas leituras.