Por a 26 Maio 2025

A envolvente serena e a proximidade do mar prometem uma vivência familiar serena nesta casa cheia de luz onde arte e antiguidades se destacam. 

Fotografia: José Manuel Ferrão / Produção: Amparo Santa-Clara / Texto: Isabel Figueiredo 

Esta elegante residência familiar, com tipologia T2, foi concebida para uma pessoa ou um casal, combinando sofisticação e conforto num espaço de 114 m². Luminosa, insere-se num edifício de pequena dimensão, que foi reconstruído nos anos 80, mantendo a sua estrutura original. A casa inclui dois quartos, sendo um deles multifuncional, podendo ser utilizado como escritório ou para receber os netos. 

Localizada no Monte Estoril, recebe da envolvente os verdes, que se avistam das janelas, e usufrui da tranquilidade do lugar e da proximidade do mar. 

A decoração pauta-se pela seleção criteriorsa dos tons neutros, o que resulta num ambiente fluido e prático, onde a luz natural é protagonista. Neste ambiente cuidado, as peças de arte e de mobiliário asseguram uma identidade única ao espaço, caso da fotografia da autoria de André Cepeda, da série de quatro quadros a preto e branco, assinados pelo artistas Vítor Pires Vieira ou da pintura ‘Old Master’ holandesa datada do século XVII. 

Todo o mobiliário reflete uma curadoria cuidadosa e significativa. O sofá, uma peça icónica dos anos 60, é da autoria de Joachim Mitnitzky, reconhecido antiquário e decorador português das décadas de 1960 e 1970, enquanto o canapé inglês remonta ao século XIX.

Cada peça tem uma história, adquirida ao longo da vida ou herdada de antepassados, garantindo uma harmonia natural entre os diferentes estilos. 

O resultado é um refúgio sofisticado e confortável, onde o design e a memória convergem para criar uma atmosfera intemporal.