Por a 11 Abril 2025

O novo edifício Factory será apresentado ao mercado hoje, no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), que vai decorrer até 12 de abril, na FIL, em Lisboa.

Fotografias: Ricardo Oliveira Alves

A VIC Properties iniciou a construção do Factory, o novo edifício do Prata Riverside Village, cujo nome pretende homenagear o legado fabril da freguesia de Marvila. Constituído por 53 apartamentos, o Factory vem juntar-se aos restantes oito edifícios do empreendimento projetado por Renzo Piano: The One, Riverside, West, Square, Urban, Park, Art e South.

Com tipologias que variam entre o T0 e o T4, o Factory procura, tal como todos os edifícios do Prata, oferecer resposta a clientes com diferentes tipos de perfis e necessidades. Com espaços amplos e luminosos, os apartamentos do Factory contarão com cozinhas Ernesto Meda em conceito aberto, com ou sem ilha, e equipamentos SMEG.

Para além disso, o Factory irá dispor de estacionamento privativo, equipado com carregador para veículos elétricos. Também no âmbito da promoção de medidas sustentáveis, os moradores do edifício poderão usufruir de um sistema de domótica, através do qual conseguirão tirar mais proveito do ensombramento das janelas, diminuindo a quantidade de energia despendida para regular a temperatura das suas casas.

Com um nome inspirado no legado fabril de Marvila, o Factory é a mais recente expressão da transformação que a VIC Properties está a conduzir na zona ribeirinha oriental da cidade, que se tem vindo a tornar, ao longo do tempo, num dos mais vibrantes locais da capital.

Através da construção do Factory, a VIC Properties dá mais um importante passo rumo à finalização do Prata Riverside Village. Neste momento, o projeto conta com seis edifícios completamente construídos e vendidos. Sendo que neste momento estão também a ser desenvolvidos os edifícios Art e South, com conclusão prevista para 2026, e cuja taxa de venda se encontra, respetivamente, em 85 e 65 por cento.

“Com mais de 50% de compradores portugueses, mas também clientes dos quatro cantos do mundo, a vizinhança é naturalmente eclética e incrivelmente diversa, talvez unida por uma visão comum do que esperam da vida moderna. Podemos dizer que o Prata se afirmou como um projeto ao nível não só do que de melhor se faz em Portugal, mas mesmo a nível global. E o reconhecimento de clientes oriundos de mais de 40 países é prova disso mesmo”, refere João Cabaça, cofundador e CEO da VIC Properties.

Mais do que um projeto residencial, o Prata Riverside Village é um local repleto de oportunidades e um verdadeiro bairro à beira-rio. Aos espaços comerciais já existentes, como restaurantes e cafés, cabeleireiro, estúdio de pilates, mercearia, lojas de decoração e bicicletas, lavandaria, galerias de arte, ateliês de autor, juntaram-se recentemente uma farmácia e uma clínica. E, muito em breve, um novo restaurante e um cabeleireiro vão abrir as portas no Prata.