Por a 18 Abril 2025

O coletivo Pierattelli Architetture assina o projeto de renovação e de design de interiores da Villa il Gioiello, fundindo o requinte e o charme de outros tempos. 

Projeto: Pierattelli Architetture / Fotografia: Iuri Niccolai / segundo memória descritiva

O estúdio italiano Pierattelli Architetture, reinterpretou esta casa senhorial histórica, com cinco pisos e cerca de 700 m2, fundindo os traços do passado com o contemporâneo, e destacando texturas sofisticadas, mobiliário feito por medida e um diálogo entre obras de arte do século XX. As memórias do antigo combinam-se hoje com as funções contemporâneas graças a uma interpretação de design equilibrada.

Edificada nas colinas, perto do centro histórico de Florença, acessível pela estrada estreita que serpenteia entre os característicos muros de pedra irregulares, este projeto é um testemunho da capacidade criativa da Pierattelli Architetture: a atmosfera e a alma do lugar foram preservadas, neste casa unifamiliar com um charme intemporal e uma história em constante evolução, contada pelas muitas obras de arte de importantes figuras do século XX, como Alighiero Boetti, Ettore Spalletti, Jannis Kounellis e Mario Schifano. 

A nível estrutural, os elementos originais foram recuperados, e melhorados, pelos arquitetos, conferindo uma nova personalidade tanto aos interiores como ao jardim exterior com uma piscina infinita revestida a quartzito branco, concebida e ampliada em colaboração com o arquiteto paisagista Gianni Medoro, aluno de Pietro Porcinai. Se, por um lado, ainda são visíveis alguns elementos de época, como a ‘loggia’ exterior que dá para o jardim, por outro foram aplicados novo pavimento em parquet de teca maciça, recuperado e colocado como azulejos, arcos e vigas de madeira.

Da mesma forma, as várias divisões receberam um novo visual graças a uma utilização inteligente das superfícies e a uma combinação de materiais naturais como o mármore, o travertino, a teca e a madeira de nogueira. As divisões do rés do chão são amplas, como era normal na época, e foram concebidas para receber a sala de estar, com um pé direito duplo e um teto abobadado em cruz, a cozinha, tipicamente toscana, renovada, tendo sido introduzido um contraste entre os tons quentes da teca, com o seu encanto artesanal, e as cores refinadas da pedra para um toque linear e mais contemporâneo.

A sala de jantar, com as três janelas em arco, inclui uma escadaria em madeira e aço corten desenhada por Pierattelli Architetture. As cores, as formas e os materiais foram todos escolhidos de acordo com as especificações do projeto. A maior parte do mobiliário foi concebida pelos arquitetos: na casa de banho e na sala de estar, mas também na sala de leitura, uma grande estante geométrica em nogueira Canaletto com laterais e prateleiras em latão escovado são iluminadas por luz indireta. Tal estende-se ainda ao mezanino, à sala de televisão e à da música, onde ganha destaque a estante concebida para albergar um sistema de som profissional.

O quarto principal, no primeiro andar, abre-se para abraçar as vistas das colinas toscanas, e para a ‘loggia’, com uma elegante sala de estar privada ao ar livre. A escada em madeira de nogueira Canaletto com um parapeito claro concebido pela Pierattelli Architetture confere ao quarto principal um caráter especial e também aqui o pavimento é em madeira recuperada disposta em azulejos com um rebordo em teca indiana. 

A atenção aos detalhes é ainda evidente nos painéis de madeira de nogueira Canaletto no teto e nas paredes, onde uma porta oculta dá acesso ao roupeiro. Para relaxamento e bem-estar, foi construído um ginásio com sauna na cave. No terceiro andar, o acesso é feito através de um prolongamento da escada interior existente.

Por fim, o sótão é um apartamento de hóspedes com um quarto com claraboia, casa de banho e sala de estar. Este espaço foi criado através da construção de uma nova laje de aço que atravessa que atravessa a maior parte do primeiro andar, permitindo aumentar a superfície da moradia.