Por a 9 Abril 2025

O Atelier de Design de Interiores de Rafaela Fraga Brás assina o projeto de remodelação deste apartamento duplo, alojado num edifício construído entre 1940 e 1950.

Projeto: Rafaela Fraga Brás / Fotografias: Gui Morelli / Texto: Isabel Figueiredo

Adquiridos em fases diferentes, dois apartamentos foram unidos para servir uma família em crescimento. Primeiro, comprou-se o apartamento superior, e, mais tarde, o inferior. “Após a aquisição, o projeto de arquitetura redefiniu os layouts, tornando os dois apartamentos uma unidade coesa. Só em 2022, cerca de um ano após o término das obras, tivemos o nosso primeiro contacto com a família”, explica Rafaela Fraga Brás.

A remodelação seguiu uma estética minimalista, com carpintarias e paredes brancas contrastando com pavimentos de carvalho natural em espinha. “O casal simpático, as duas meninas e a adorável cadela criaram um ambiente acolhedor para trabalhar”, diz Rafaela. O objetivo era criar um espaço funcional, dinâmico e inovador, refletindo as diferentes personalidades e valores partilhados da família. Aspetos como sustentabilidade, durabilidade e resistência foram centrais no projeto.

No piso superior, destinado às áreas sociais, a maior intervenção ocorreu nas zonas comunicantes — entrada, sala de TV e sala de jantar. O hall foi projetado para integrar os espaços de forma fluida e acolhedora. Elementos como um pufe circular, um aparador azul e um grande espelho conferem funcionalidade e estilo, e introduzem a abordagem para o que vem a seguir; a obra gráfica de Fernanda Daza introduz um motivo visual recorrente.

As paredes da sala de estar e jantar foram revestidas com papel texturizado verde-escuro, que altera a sua tonalidade conforme a luz natural vai mudando, ao longo do dia. A sala de jantar destaca-se pelas poltronas de riscas e um tapete gráfico. Já na sala de estar, soluções práticas incluem uma mesa de centro/banqueta de arrumação com tecido colorido, mesas laterais vibrantes e almofadas com texturas variadas. A base escura das paredes valoriza as obras de arte expostas.

Descendo as escadas de carvalho natural, o antigo hall do piso inferior foi transformado em uma sala de leitura intimista. O espaço recebeu paredes e teto em tom azul, combinados com uma estante personalizada que esconde a porta de acesso à rua. Livros, objetos decorativos e iluminação pontual conferem personalidade, enquanto a banqueta riscada em azul e mostarda contrasta com as serigrafias emolduradas.

No quarto principal, o tema La Toile du Peintre, da Maison Pierre Frey, inspirou um design sofisticado e artístico. O teto pintado, paredes texturizadas e peças exclusivas, como o espelho circular e a banqueta de veludo terracota, destacam a originalidade do ambiente.

O quarto das irmãs foi transformado num espaço emocional e feminino. A parede recebeu papel listrado em tons suaves, complementado por bordaduras românticas no teto. As camas foram dispostas, e divididas, com uma mesa de cabeceira em verde-água, e a estante ampla e funcional ganhou cortinas com franjas, substituindo as portas tradicionais. Almofadas personalizadas e tecidos com bordados adicionam um toque especial.

Durante o projeto, desafios como a aplicação do papel de parede texturizado e a construção da estante à medida, em ângulo, foram superados com o apoio de parceiros experientes. “A confiança dos clientes e a colaboração da equipa garantiram resultados excepcionais”, afirma Rafaela.

A proposta de cores escuras, com tons vibrantes, foi ousada para um espaço com luz natural limitada, mas mostrou-se eficaz em todas as estações do ano. “Este duplex é hoje um lar que combina sofisticação, conforto e personalidade, refletindo a essência dos seus moradores”, conclui Rafaela.