Por a 14 Fevereiro 2025

Studio Arte – um atelier de Arquitetura sediado no Algarve, Portugal. 

A nossa equipa é especializada em arquitetura sustentável e design de interiores. Respeitando materiais nativos e estudos ecológicos.

Nesta área do país, temos a grande oportunidade de absorver a história, cultura e tradição, aliando-a à contemporaneidade que nos caracteriza, encontrando assim a nossa linguagem única na linha de arquitetura.

Acreditamos que a arquitetura é algo de todos, que existe e influencia a vida dos seus utilizadores. Por esta razão abraçamos tanto projetos de reabilitação nos centros urbanos, como também obras de raíz, totalmente projetadas para ir ao encontro das necessidades de quem as habita.

Para nós é essencial compreender as inquietudes dos nossos clientes, de forma a trabalhar em equipa. Privilegiamos aspetos como a mestria e a criatividade, sempre presentes em qualquer um dos nossos projetos.

R. 5 de Outubro 49, RC, 8500-581 Portimão | +351 282 445 776 (chamada para rede fixa nacional)  | [email protected] | www.studioarte.info | Instagram | Facebook

Quinta da Lila – um refúgio de Monchique 

A nossa excepcional transformação de uma ruína histórica situada nos vales serenos de Monchique oferece uma combinação única de charme rústico e conforto contemporâneo. Cada detalhe da nossa renovação foi cuidadosamente pensado para criar um espaço que fosse funcional e esteticamente agradável.

À medida que desenvolvemos a propriedade, mantivemos o nosso compromisso com os nossos princípios ecológicos. Ao incorporar práticas sustentáveis em todos os aspetos das nossas operações, pretendemos criar um impacto positivo no ambiente. Para sermos considerados ecológicos/sustentáveis, evitámos a utilização de gesso normal, uma vez que as paredes de pedra precisam de «respirar». Assim, a incorporação de materiais ecológicos faz uma enorme diferença no processo de isolamento, como a camada de cortiça com 6 cm de espessura nos telhados.

Casa Judice Fialho

Arquitetura diretor de criatividade: Arnold Aarssen – StudioArte

Um belo resultado de pura fusão, da arte e arquitetura contemporânea e mundial,  podendo criar uma atmosfera cativante. Incorporando peças de arte com influencia arábica, tal como moderna e tradicional, criando a oportunidade para a criatividade, a inovação e o intercâmbio cultural. Destaca-se os altos tetos e vistas urbanas, localizando-se no centro de Portimão.

Casa Mourisca

Fotografia: Luis da Cruz

Uma amálgama entre os designs marroquino e contemporâneo. As mesas de betão e os pavimentos de micro-cimento conferem ao aspeto tradicional uma perceção moderna. A influência mourisca na arquitetura é conhecida pelos seus padrões intrincados, formas geométricas e utilização extensiva de cores vibrantes.

Casa Simão

Fotografia: Luis da Cruz

Arquitetura: João Carriço – StudioArte

Casa Diogo Simão é uma pérola pura e minimalista em Messines. Esta longa viagem criativa é finalmente realizada, oferece luz solar natural à medida de todos os ângulos.  O volume branco puro da casa molda formas geométricas sólidas que se desenvolvem em vários níveis e se abrem para janelas e portas de vidro. O arranjo interior do espaço constrói passadiços de vidro suspensos que oferecem uma circulação fácil e uma ligação visual entre os pisos.

O projeto contém princípios bioclimáticos como: habitação passiva / estudo da incidência da luz natural, materiais/estrutura – betão, blocos térmicos, coberturas brancas – cor branca pura geral, conceito de equilíbrio energético da habitação (mais ecológico), novo conceito de casa do celeiro – espaços fluidos + inspiração viva aberta, inércia termal, energia solar, conceito de paisagismo de jardim seco.

Vale da Lama

Arquitetura: Joao Carriço / Ruben Guerreiro – Studio Arte

Visualização 3D: Ruben Guerreiro – Summa

Vale da Lama combina as técnicas mais inovadoras com tradições milenares.

É uma estrutura sustentável que honra e se integra na terra e no solo.

Integração bioclimática da arquitetura na sua envolvente, criando um telhado verde.  Em vez de descartar a terra e o solo, encontrámos uma forma de incorporá-lo no edifício.

Edifício virado a sul, aproveitando o máximo de exposição solar e vista da paisagem, utilização de cobertura avançada para sombreamento durante o Verão, mas que permite ganhos de energia durante o Inverno.