Por a 26 Fevereiro 2025

Uma intervenção completa numa moradia localizada numa zona nobre de Lisboa, combina funcionalidade, elegância e uma abordagem contemporânea ao espaço habitacional. O projeto é assinado por João Tiago Aguiar e as fotografias são de Francisco Nogueira.

Projeto: João Tiago Aguiar / Fotografia: Francisco Nogueira / segundo memória descritiva

A remodelação e ampliação desta moradia unifamiliar no Restelo, Lisboa, transformou uma propriedade dos anos 60 do século passado numa casa contemporânea, respeitando o seu charme original. Uma marcante porta pivotante de entrada acrescenta um toque moderno e serve como ponto focal da fachada.

Ainda no seu estado original desde a sua construção, a moradia foi alvo de uma grande reconfiguração de modo a tornar mais actual o seu layout e criar uma ligação mais harmoniosa entre os espaços interiores e exteriores.

Um dos destaques desta intervenção foi a valorização do jardim nas traseiras, com a criação de uma elegante piscina estreita e comprida, complementada por amplas janelas de sacada que correm para dentro da parede, proporcionando um acesso direto ao exterior. Este desenho permitiu que o jardim funcionasse como uma extensão natural das áreas interiores, reforçando a ligação entre os ambientes internos e externos.

Foi ainda dada especial atenção à circulação, desenhando um pátio ao cimo das escadas, que inunda o núcleo da casa com luz natural enquanto introduz e traz elementos verdes e naturais para o interior.

A casa foi reorganizada para incluir um novo meio piso em cave, que agora acomoda áreas técnicas e uma área de arrumos. No rés-do-chão, o layout foi redesenhado para privilegiar a interação social, mantendo zonas distintas.

A cozinha, separada das restantes áreas sociais, é complementada por uma instalação sanitária social, uma sala de estar e uma sala de jantar. A sala de jantar liga harmoniosamente com o escritório/biblioteca, apenas separados por uma lareira central que funciona como elemento funcional e estético.

Já no piso superior, foram desenhados espaços privados e luxuosos, incluindo duas suítes e uma master-suite com walk-in closet.

Materiais nobres, como madeira, vidro, pedra natural e azulejos artesanais em forma de escama de peixe, foram utilizados em todo o projeto, conferindo uma sensação de qualidade e intemporalidade.

Para criar um contraste com a fachada principal, foi concebida a tardoz uma fachada com uma série de janelas e portadas, formando um padrão inspirado nas tradicionais escamas de peixe dos azulejos portugueses. Este padrão funciona como uma pele dinâmica, filtrando a luz solar, garantindo privacidade e protegendo a casa contra intrusos.

Procurou-se desenhar uma moradia sofisticada e harmoniosa, que combinasse funcionalidade e modernidade com o charme do século XX, oferecendo o equilíbrio perfeito entre conforto, estilo e funcionalidade.