O design salutógenico é um conceito que incorpora a conexão com a natureza e a promoção do descanso, das atividades físicas, da autonomia e da sensação de pertença.
A autora dos livros “Casa com Alma” e “Casa com Vida”, e a mentora do Método Vanda Boavida®, reconhecido por várias universidades e inserido no Pacto para a Saúde Mental nos Ambientes de Trabalho, liderado pela Universidade Católica de Lisboa, é professora e consultora internacional. À Urbana, Vanda, que esteve recentemente num workshop realizado nas instalações da Barreiros & Barreiros, revela-nos as linhas essenciais do design salutogénico — “uma abordagem que se concentra na criação de ambientes que promovem e mantêm a saúde e o bem-estar, indo além da mera prevenção de doenças, onde o espaço participa como elemento no processo de cura, ou seja, um design que vai muito além do design biofílico”.


Hospitais, clínicas e empresas já estão a integrar estes novos conceitos face aos benefícios inequívocos dos novos designs, pese embora serem ainda poucos os profissionais com formação no tema. “Com o design salutógénico, os ambientes ajudam a promover a saúde, a atenuar o stress, a erradicar a ansiedade e a apoiar o processo de cura.


O ‘recharge design’ (desenvolvimento do design salutogénico) que agrega os dois tipos de design anterior para além de participar no processo de cura e bem-estar, inclui a redução significativa de stress e ansiedade em espaços desenhados para o efeito, para seguir as necessidades da sociedade atual”.

O design salutógenico é um conceito que incorpora a conexão com a natureza e a promoção do descanso, das atividades físicas, da autonomia e da sensação de pertença. “Reflete-se num layout dos espaços que incentiva o exercício físico, a alegria e entusiasmo através de objetos com significado positivo, algo que o design biofílico não incorporava. Os novos espaços, são pensados, estruturados e desenhados para a saúde mental”.