A arquiteta brasileira Andrea Chicharo propõe um ambiente sereno, mas elegante e requintado, neste apartamento com vista, na linha do Estoril. As fotografias são de Gui Morelli.
Projeto: Andrea Chicharo / Fotografia: Gui Morelli / segundo a memória descritiva
A mesma vista que, no passado, encantou a nobreza — que escolheu o Estoril e o Monte Estoril para ali passar as suas férias —, apaixonou um casal em idade de reforma, para quem a arquiteta Andrea Chicharo imaginou uma casa com interiores cuidados e requintados. Adquirido ainda em planta, o imóvel recebeu o olhar atento, e treinado, de Andrea, que implementou apenas algumas mudanças pontuais para atender às necessidades do casal de brasileiros.
Por si só, o empreendimento já é especial. Se, por um lado, o edifício é de construção recente, a história do lugar onde se insere e a pré-existência confirmam a sua exclusividade — o condomínio integra o Paço do Estoril, um chalé que pertenceu à rainha D. Maria Pia, construído na última década do século XIX, usado para as temporadas dedicadas aos banhos de mar e, mais tarde, adaptado a segunda moradia.
Volvidos tantos anos, a construção secular passou por uma renovação, tendo sido convertida em edifício de habitação com vários apartamentos. O condomínio viu serem criados jardins, que integram a construção histórica e a contemporânea, criando um espaço de convívio para os novos moradores, bem como garantindo a todos os apartamentos uma vista ímpar.
Com três suítes e uma área generosa, somando 240m², o apartamento exibe detalhes construtivos únicos e elementos como as portas do chão ao teto — que Andrea Chicharo adora, por permitirem uma certa sofisticação. A arquiteta decidiu, ainda, combinar a localização idílica com um toque de ‘brasilidade’, acrescentando ao layout elementos como a penteadeira na casa de banho principal e uma grelha decorativa na sala, que substituiu parte da parede do corredor dando mais leveza à área social e importando para o espaço aquele ar de integração de que os brasileiros tanto gostam.
Outra mudança levada a cabo? O layout da sala. Com vista para os fundos do antigo Paço do Estoril e o mar, Andrea quis que os moradores pudessem tirar o melhor proveito da paisagem. Assim, até mesmo a sala de TV é voltada para o exterior. O espaço social, aliás, foi dividido em três diferentes ambientes: uma sala de TV, com sofá amplo e confortável; um ambiente de estar, com peças de menor volume e com linhas muito elegantes, que ajudam a promover os momentos de convívio; e o espaço de jantar, apoiado pela mesa generosa para receber toda a família. A varanda, que se estende até ao quarto do casal, recebeu uma sala extra, para momentos mais descontraídos. “Uma decoração bem contemporânea que traz uma interessante mistura de materiais, texturas e estilos”, lemos.
“Gosto de fazer essas combinações, de vários materiais e linguagens. Acho que isso cria um design que deixa a casa mais rica visualmente, mais interessante. E mais personalizada também”, afirma Andrea.
Esta combinação de cores, texturas e materiais é, ainda, visível na curadoria das obras de arte. A área social, por exemplo, exibe uma obra de Frida Baranek e uma coleção do português José Loureiro no ambiente da TV, a que se junta uma fotografia de João Orléans e Bragança, no espaço da sala de jantar.
O projeto de iluminação foi outro ponto de atenção neste projeto. Criado em parceria com a empresa especializada — e conhecida pelas suas marcas de topo —, Donker and Guest, usou luminárias quase sempre pequenas, mas de grande potência, além de outras em pontos específicos para criar cenas especiais.