Após uma remodelação assinada pela arquiteta Carolina Gouvêa, este apartamento de 173m2, com pé-direito duplo na sala, ganhou um mezanino com uma dupla função: ser escritório e ateliê.
Projeto: Carolina Gouvêa / Fotografia: Denilson Machado
Uma mãe de 45 anos que trabalha como consultora imobiliária, estava à procura de um apartamento próximo às diferentes escolas dos seus três filhos (de 9, 18 e 19 anos), e acabou por se apaixonar por este imóvel de 173m2, amplo e bem iluminado, com um pé-direito duplo na sala.


Assim que fechou o negócio, a nova proprietária encomendou à arquiteta Carolina Gouvêa um projeto de remodelação e decoração do hall de entrada, área social, varanda e dos três quartos existentes. “A cliente também pediu para acrescentar na planta um quarto para o filho mais velho e criar um mezanino na sala para acolher um escritório-ateliê que seria usado por toda a família”, conta Carolina.


Com a remodelação, a sala de tv do antigo morador tornou-se no quarto do filho mais velho e o mezanino foi projetado logo após o hall de entrada, sobre a área de jantar. O conceito do projeto partiu dos desejos da cliente por um apartamento contemporâneo, intemporal e funcional, decorado com peças do apartamento anterior. “Conseguimos aproveitar tudo: móveis, objetos decorativos, luminárias, tapetes e obras de arte”, diz a arquiteta.

Como a cliente gosta de objetos e acessórios coloridos, Carolina adotou uma base neutra para receber os tons mais vivos com liberdade. Exemplo disso é o piso de taco existente colocado em espinha-de-peixe que foi mantido, as marcenarias desenhadas pela própria Carolina – com acabamentos em laca branca e laca cinzenta -, e as paredes e tetos, que foram pintados em diferentes tons de cinzento, mais claro na sala e no quarto da filha e mais escuro no quarto do filho.


Outro destaque do projeto é estrutura em madeira feita por medida para o hall de entrada, composta por um painel que vai do piso ao teto, e que tem ganchos na parte superior para pendurar malas e um banco em baixo, com nichos para guardar sapatos.


“O Nosso maior desafio neste projeto foi criar o mezanino na sala. Usámos uma estrutura metálica com piso vinílico amadeirado, revestimos a frente do guarda-corpo com um painel de peroba-do-campo e posicionámos a escada de acesso sem comprometer a circulação da sala de jantar, que fica em baixo, e do apartamento como um todo. Conseguimos criar um espaço multiusos prático e funcional, para além de lindo!”, finaliza a arquiteta Carolina Gouvea.