Por a 27 Novembro 2024

Com uns generosos 330 m², o apartamento da arquiteta Mariana Leão foi remodelado com inspiração no seu estilo de vida e do seu marido e desenhado para ser usado “a dois”. Decorado num estilo contemporâneo, a amplitude das divisões é uma das suas características, mas não só. As fotografias são de Gabriela Daltro.

Projeto: Mariana LeãoFotografia: Gabriela Daltro

Mariana Leão assina o projeto da sua própria casa, remodelada para ser vivida a dois e num estilo que reflete a sua personalidade e a do seu marido. Com 330m²,o apartamento goza de divisões amplas, que resultaram de um projeto de remodelação que levou a cabo algumas demolições interiores.

“Queríamos um apartamento que não tivesse áreas perdidas ou usadas exclusivamente quando recebemos amigos”, explica a arquiteta, sublinhando que usam todos os espaços do apartamento na rotina. “A zona social, por exemplo, é verdadeiramente a nossa ‘sala de estar’ , e não apenas de receber, e a varanda é o nosso local preferido de manhã, por ser fresca, ventilada e proporcionar uma certa sensação de ‘sair para ver o mar’, mesmo estando dentro de um apartamento”.

Na sala, a estante é o grande destaque e no projeto decorativo, pese embora o apartamento seja virado para o mar, pesou o facto de o casal ser mais urbano. “Gostamos também de um certo ar antigo em peças e objetos particulares. Por isso, usámos de uma forma geral materiais frios, como o microcimento, o porcelanato, mas trouxemos a madeira natural para revestir paredes e para mobiliário e abusámos nas cortinas. No fim, há um mix de peças novas, compradas em viagens, com peças antigas, herdadas da família, como quadros, livros e outros.

O projeto de remodelação levou a que fossem demolidas todas as paredes e planeado todo um novo layout, especialmente na área mais reservada do apartamento. “A planta original era fragmentada, com corredores…Trocámos um corredor de quartos por uma sala íntima que relaciona todas as suítes e funciona também como um escritório. Na suíte principal, invertemos a posição da planta original, trazendo o quarto para a frente mar e o closet e casa de banho para o fundo do apartamento”, explica Mariana Leão.

“O antigo escritório, na entrada do apartamento, tornou-se uma suíte de hóspedes, separada do resto da área íntima pela zona social, o que proporciona privacidade para os hóspedes e para nós. Transferimos a sua entrada pela varanda, o que conecta o hóspede com o mar e cria uma sensação de ‘sair do apartamento’ para entrar num outro local“.

Em termos de materiais, referir que todo o pavimento da área social é em microcimento e o antigo pavimento de madeira do apartamento foi reaproveitado para compor um forro de madeira na varanda e uma cabeceira na suíte de hóspedes. Na casa de banho principal foi usado um porcelanato da Portobello. “Foi um teste interessante, nunca tinha usado esse acabamento de porcelanato em casas de banho, mas o aspeto áspero criou um efeito ainda mais natural para o revestimento, que se assemelha a um basalto claro, além de ser seguro e confortável”, explica Mariana.

Na cozinha também foi usado um porcelanato, que imita a textura de um granilite. Foi usado em todo o pavimento, parede e na bancada de refeições. As bancadas de trabalho foram executadas em quartzo cinza. Num dos lavabos a opção foi revestir a parede com tecido, que contrasta com os metais pretos e foscos e quadros em papiro egípcio herdado da avó de Mariana.

Em toda a casa foi usado um rodapé negativo preto, que ‘solta’ a parede do chão, criando leveza e uma sensação de amplitude. Como não existe um corredor que indica o início da área privada (quartos), foi escolhido um tom de azul para pintar a parede de fundo da sala íntima que conecta as suítes com a zona social. “Ficou super interessante pois além de criar um ponto de cor no apartamento, o tom escuro ‘aconchega’ o chegar a casa, o ir deitar. Além disso, usámos as cortinas na sala como uma leve divisão de espaços, criando aconchego e reforçando a transição entre a área social e a área íntima da casa”.

0
Would love your thoughts, please comment.x