Por a 14 Outubro 2024

O encontro de Bisignano com o famoso chef Yotam Ottolenghi resultou em muitos projetos a dois, incluindo esculturas para os restaurantes de Ottolenghi em Londres.

Texto: Isabel Figueiredo

Yotam Ottolenghi é o restaurateur e o responsável por seis ‘delis’ e restaurantes sediados em Londres. Começou numa pequena loja em Notting Hill em 2002 e a partir daí o seu projeto, e equipa, não parou de crescer, dando a conhecer a generosidade da natureza e a forma de levá-la à mesa com todo o respeito. Ottolenghi, que já assinou vários livros de culinária best-sellers, incluindo títulos como Plenty, Jerusalem e Simple, ganhou vários prémios — dois James Beard nos EUA e o National Book Award do Reino Unido —, é colunista semanal do Saturday Guardian há mais de treze anos e colaborador regular do The New York Times. O seu empenho na defesa dos vegetais, bem como de ingredientes outrora vistos como “exóticos”, levou ao que alguns chamam “O efeito Ottolenghi”. Esta é uma abreviatura para a criação de uma refeição que está cheia de cor, sabor, generosidade e luz do sol”.

Ivo Bisignano

O arquiteto originário da Sicília é um artista com muitas almas diferentes. Começou com ilustração de moda para marcas como Prada, Missoni e Fratelli Rossetti, no início da sua carreira, e contribuiu significativamente em disciplinas que vão da escultura à pintura, passando pelo vídeo e pela animação. Com uma atmosfera frequentemente surrealista, a arte de Bisignano passa um forte sentido de jogo e ironia, evocando uma estética de mundos passados e altamente detalhados.

Em 2020, Bisignano expôs obras escultóricas na exposição Human Forms, nas grutas de Bet Guvrin, em Israel. O encontro e subsequente trabalho de Bisignano com o famoso chef Yotam Ottolenghi levou à realização de numerosos projetos de colaboração, incluindo esculturas para os restaurantes de Ottolenghi em Londres (Serax).

0
Would love your thoughts, please comment.x