Por a 25 Outubro 2024

Perto da maior concentração de dunas da América do Sul, Marina Linhares idealizou e desenhou os interiores de uma pousada contemporânea que brinca com o modernismo e com peças de design e arte popular brasileiras. As fotografias são de Ruy Teixeira.

Projeto: Marina Linhares Interiores / Fotografia: Ruy Teixeira / segundo memória descritiva

OIÁ Casa Lençóis é uma pousada brasileira contemporânea, localizada em Santo Amaro, a 250 km de São Luís, perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lar da maior concentração de dunas da América do Sul. Só a localização já seria suficiente para mostrar toda a beleza que o cenário promete aos seus visitantes, mas a mesma foi complementada por uma experiência que envolve património natural, gastronomia e um projeto de decoração assinado por Marina Linhares.

Inaugurado em junho de 2023, o empreendimento é cercado pelas lagoas que são formadas pelas chuvas durante o primeiro semestre do ano. A ideia foi a de aliar o cenário especial da propriedade a um projeto de decoração composto por itens representativos do design e da cultura brasileira, com a sua beleza simples, porém sofisticada.

Localizada na antiga Fazenda Boca da Ilha, com uma área de 52.500 m2 de vegetação natural, a pousada foi remodelada também com o auxílio de uma consultora sócio ambiental.

O nome veio do forte regionalismo que a marca quer imprimir, carregando o significado de observar, sentir e até mesmo se importar. A proposta da OIÁ é expandir o olhar e conectar o viajante ao destino, servindo de ponte para o que há de legítimo em cada lugar.

OIÁ Casa Lençóis é a primeira marca brasileira de hospitalidade do TP Group, e o projeto de interiores, como já foi referido, foi idealizado por Marina Linhares, designer e diretora criativa da marca, que teve como premissa respeitar ao máximo as características da construção local, trazendo objetos carregados de regionalismo e peças contemporâneas assinadas.

“Procurámos materiais e artistas que tivessem a ver com a nossa região Norte-Nordeste”, conta Marina. A escolha dos materiais foi pautada pela regionalidade: tons de areia que brincam com a cor das dunas, toques de cor para trazer alegria e cerâmica e palha que refletem o artesanato da região.

“Brincámos com o modernismo e com peças de design brasileiro. As cadeiras de couro e ferro lembram uma criação de Lina Bo Bardi, enquanto as cadeiras de franjas de palha de buriti são da designer Neca Abrantes. Também usámos peças reaproveitadas e artesanato da região, misturando-as à arte, como o Cupinzeiro, da artista Lídia Lisboa.”

Com uma estrutura que prima pela privacidade, a propriedade conta com apenas 6 suítes. A casa principal tem uma cozinha, área de convivência comum composta por sala de estar e amplo terraço e, no topo, uma suíte de 26 metros quadrados. Ao lado da casa, encontram-se outros dois bangalôs, com duas suítes de 31 metros quadrados cada.

0
Would love your thoughts, please comment.x