Estivemos à conversa com Marie de Carvalho. Nascida e criada em Paris, embora seu coração seja meio português por parte de pai, Marie de Carvalho é galerista e a mente criativa por trás da OJO Gallery. Conheça alguns dos seus favoritos que nos deixa como sugestão.
Marie mudou-se para Lisboa em 2018 com o plano de permanecer um ano. Contudo, o seu fascínio pelo design e artesanato portugueses incentivaram-na a ficar um pouco mais, e permitiram-lhe explorar essas técnicas tradicionais viajando pelo país e participando em diferentes workshops. A casa que comprou em Lisboa, projetada pelo renomado arquiteto português Manuel Aires Mateus – foi o ponto de partida para colecionar peças únicas e exclusivas feitas por jovens artesãos e artistas portugueses, que despertariam o interesse de quem visitava o seu novo refúgio em Lisboa.
A busca incessante por objetos únicos e a sua conexão cada vez mais forte com todas as coisas feitas à mão levaram Marie a abrir a OJO Gallery — um espaço que também é um eco da sua direção artística e curadoria apoiada pela colaboração com uma nova geração de artesãos e artistas.
Um destino
O Japão é para Marie um país a visitar em breve. “Com uma rica herança cultural e arquitetónica, é fonte de grande inspiração para Charlotte Perriand – designer que sigo de perto”.
Design
“Um designer que sigo de perto e cujo trabalho está a dar cartas é Maxence de Bagneux. É um ceramista e escultor francês, conhecido pelas suas ‘escultura úteis’, que combinam arte e funcionalidade”.
“Também gosto muito do trabalho de Yves Saint Laurent, um dos designers de moda mais influentes do século XX, que revolucionou a moda com a sua capacidade de misturar elementos da arte e cultura”.
Um artista
“Georges Jouve, um dos grandes ceramistas do século XX mostrou como a cerâmica pode ser moldada em formas esculturais e funcionais com variedade de acabamentos, desde esmaltados brilhantes até texturas mate”.
Um livro
“A autobiografia da importante figura política francesa, conhecida pelo seu trabalho como Ministra da Saúde e pela presidência do Parlamento Europeu”.