Por a 26 Setembro 2024

Esta é a proposta de Mariana Leão na sua primeira participação na CASACOR BAHIA 2024. Com 63m2, o espaço celebra a singularidade de cada detalhe, criando um ambiente que exala a “alma” de quem o habita.

Projeto: Mariana Leão / Fotografias: Gabriela Daltro

A arquiteta Mariana Leão fez a sua estreia na CASACOR BAHIA 2024 com o ambiente Hogar, uma homenagem profunda ao conceito de lar. Com 63m2, o espaço foi concebido para resgatar a essência do lar como um lugar que acolhe, conta histórias e transmite uma sensação única de pertença. Fugindo do minimalismo e das soluções genéricas, Hogar evidencia a singularidade de cada detalhe, criando um ambiente que exala a “alma” de quem o habita. A inspiração para o projeto vem do próprio significado da palavra “HOGAR”, que em espanhol significa “lar”, e é esse sentido de convívio, de espaço familiar e acolhedor que permeia toda a criação do ambiente.

O espaço estabelece uma relação íntima com o tema “De Presente, o Agora”, proposto pela CASACOR este ano. “O Hogar acolhe, convida ao convívio familiar e resgata algo que é tão primário para as casas, mas que se tem vindo a perder: a sensação de individualidade”, comenta Mariana Leão. O projeto valoriza a beleza no movimento, na diversidade e na espontaneidade, oferecendo um contraponto à estética estática e simétrica, destacando-se como uma das grandes atrações da mostra deste ano.

A arquiteta sublinha ainda que o projeto se distingue também por resgatar elementos que estavam em segundo plano nas tendências contemporâneas, como o vidro no mobiliário, presente em diversas formas, cores e texturas, além de voltar a introduzir o uso de padrões e cores que tinham sido ofuscadas pelo minimalismo. O projeto também traz uma proposta inovadora ao utilizar tecidos como parte integrante da arquitetura do espaço, revestindo paredes e tetos e promovendo uma fusão única entre materiais.

Para além disso, o layout do espaço foi pensado para estimular o convívio e a interação. O sofá em formato de ilha, direcionado para o centro do ambiente, reforça essa proposta. “Cada peça está estrategicamente posicionada para promover encontros, diálogos e trocas, resgatando a essência do ‘viver em comunidade’ “.

Outro aspecto marcante do projeto é a forma como o ambiente interior se comunica com o exterior, permitindo que a natureza penetre nos espaços interiores e crie uma relação harmoniosa com o natural.

Materiais como pavimento de assoalho de madeira, painéis amadeirados, espelhos e uma variedade de tecidos foram cuidadosamente escolhidos para compor o ambiente, criando uma atmosfera acolhedora e rica em texturas. Algumas peças foram desenhadas exclusivamente para a mostra, como as mesas de pedra que acompanham o sofá ilha, uma criação assinada pelo próprio escritório.

0
Would love your thoughts, please comment.x