A 22ª edição do London Design Festival — 14 a 22 de setembro de 2024 — prossegue a sua tradição de celebrar a criatividade, a inovação e o poder do design para moldar o mundo. Farol de inspiração, reunirá os principais designers, arquitetos, marcas e empreendedores empenhados em explorar o potencial transformador do design para enfrentar os desafios da sociedade e enriquecer a vida quotidiana.
Texto: Isabel Figueiredo / Fotografias: D.R.
Venha daí fazer uma pequena preview do que poderá ver por lá na próxima semana. Estaremos presentes no Festival e prometemos ir partilhando nas redes sociais os melhores momentos.
DUO, do designer e artista turco Melek Zeynep Bulut no Royal Naval College’s Painted Hall será uma instalação suspensa inovadora que serve como uma exploração da dualidade e da interação. Concebida como um prisma retangular com um design minimalista que lembra as formas antigas, a instalação evoca uma sensação de proximidade psicológica. No seu âmago, Duo encapsula a essência de “dois”: um diálogo, uma dualidade, um acordo e a interação dinâmica entre o centro e a periferia. No centro do conceito de Duo está o sistema mecânico interligado, trabalhado para induzir um equilíbrio delicado e uma harmonia rítmica. Ímanes e sensores, estrategicamente colocados para se repelirem uns aos outros, criam uma experiência intercativa em que a presença humana altera o movimento e o ritmo do espaço.
Power Out of Restriction (POoR Collective) vai estabelecer uma parceria com a central elétrica de Battersea para criar uma instalação inspirada na comunidade para o novo e excitante bairro ribeirinho. No âmbito do projeto, os vencedores do ano passado da ‘Emerging Design Medal’ e a Battersea Power Station organizam uma série de workshops para crianças e grupos de jovens de Wandsworth para conceberem uma peça de arte pública, que será exposta no Turbine Hall A do edifício classificado como Grau II* durante o London Design Festival, em setembro.
Lançado em 2019 pelos arquitetos Larry Botchway, Shawn Adams e Ben Spry, e pelo contabilista Matt Harvey-Agyemang, a POoR procura elevar os jovens e dar-lhes à indústria do design.
Material Matters regressa em 2024. Baseada no podcast aclamado pela crítica com o mesmo nome, o London Design Festival reúne mais de 40 marcas, designers, criadores, fabricantes e organizações líderes mundiais para celebrar a importância dos materiais e a sua capacidade de moldar a sociedade. Realizada no icónico Bargehouse, Oxo Tower Wharf, no Southbank de Londres, o evento inclui cinco andares de produtos, instalações específicas, um mercado, uma área de aprendizagem e um extenso programa de palestras, proporcionando uma plataforma de envolvimento, colaboração e inspiração para as indústrias de design e arquitetura.
Peças de mobiliário de Goldfinger, um dos coletivos de design que irá fazer parte da Material Matters, fundado em 2013. Fabricantes de mobiliário, educadores de artesanato e membros da comunidade são parte da sua ação, em que a aposta das parcerias orientadas por objetivos tem vindo a ser parte do seu trabalho.
Column Lamp by Rootfull – Zena Holloway para a Material Matters. Raiz de erva de trigo, cor natural, montado numa moldura de cobre. A raiz é cultivada durante 2 semanas, em moldes esculpidos em cera de abelha. É depois colhida, lavada, seca e tratada com ingredientes naturais que a mantêm flexível e durável. À medida que a raiz cresce através do molde, forma ligações fortes e esta rede delicadamente entrelaçada revela-se maravilhosamente quando acesa.
Vert by AHEC_Diez Office and OMCC Com as temperaturas a aumentar e as ondas de calor a intensificarem-se, além da diminuição da biodiversidade nas cidades de todo o mundo, há uma necessidade urgente de repensar o desenvolvimento urbano. Concebida numa colaboração tripartida entre o estúdio de design industrial Diez Office, de Stefan Diez, o American Hardwood Export Council (AHEC) e os especialistas em ecologia urbana OMCC, Vert é uma proposta experimental para uma estrutura modular que pode abordar ambas as questões e será apresentado na Chelsea School of Art.
Craft x Tech é o nome da exposição na Galeria Prince Consort do V&A. A iniciativa faz a ponte entre o artesanato tradicional japonês e a tecnologia contemporânea. O objetivo do projeto é criar um conjunto novo e único de obras de arte que expressem a história e o potencial futuro destes materiais e técnicas. O grupo de conceituados designers e artistas irão trazer uma visão nova e significativa a estas tradições artesanais seculares. Os distritos produtores de artesanato para a edição inaugural da Craft x Tech são das seis províncias da região de Tohoku (nordeste) do Japão.