Um Bed & Breakfast transformado em residência moderna com uma vista encantadora da Basílica de Santa Maria Maggiore. Projeto de remodelação do estúdio DHDI, de Daniel Hunziker, em colaboração com Maria Adele Savioli. As fotografias são do Eller Studio.
Projeto: Daniel Hunziker + Maria Adele Savioli / Fotografia: Eller Studio / segundo a memória descritiva
Localizada perto da pitoresca Piazza di Santa Maria Maggiore, em Roma, a Casa Carlo Alberto passou por uma transformação notável, evoluindo de um Bed & Breakfast para um bonito apartamento residencial. A remodelação foi supervisionada pelo estúdio DHDI, de Daniel Hunziker, em colaboração com Maria Adele Savioli — Daniel e a mulher, proprietários da casa, escolheram Roma como o local onde regressar depois das frequentes viagens de negócios, para se sentirem “em casa”.
O apartamento, situado no bairro Esquilino de Roma, na Via Carlo Alberto, fica num edifício que remonta ao ano 1870 e cobre aproximadamente 110 metros quadrados. A renovação teve como objetivo restaurar as dimensões originais dos espaços e as estruturas internas, como os tetos de madeira anteriormente ocultos por tetos de cana, com vestígios ainda visíveis nas paredes. Dois elementos horizontais destacam as alturas restauradas: a alteração dos acabamentos das paredes, deixadas em bruto e sem pintura, e os acabamentos originais. Os pisos de cimento pré-existentes foram cuidadosamente restaurados, integrando elementos recuperados para preservar a sua autenticidade.
No âmbito do restauro dos materiais existentes, foram incluídos móveis fixos em madeira Okumé, desenhados por Daniel. Um exemplo, pode ser visto na entrada do apartamento, onde uma peça multifuncional Okumé serve tanto como armário como de acesso ao escritório-quarto de hóspedes através de uma porta de correr.
A reorganização espacial criou uma nova circulação dos quartos, facilitada por duas modificações estruturais nas paredes que redefiniram fluxos e perspectivas. O ponto focal destas novas aberturas é uma janela que enquadra a Basílica de Santa Maria Maggiore, criando um diálogo visual marcante entre o interior e o exterior que enriquece significativamente a experiência de vida.
Os móveis e luminárias vintage das décadas de 1950 e 1960, juntamente com peças contemporâneas criadas por Daniel Hunziker, combinam uma confortável sensação de nostalgia com uma estética moderna, transformando a casa num refúgio urbano. O mobiliário foi cuidadosamente selecionado para dialogar com a arquitetura histórica do edifício e inclui peças de design icónicas, como a mesa de jantar Florence Knoll, a poltrona Eero Saarinen e as cadeiras Gio Ponti.
Na sala, um impressionante teto de carvalho emoldura um sofá de veludo Zanotta e uma mesa regulável em altura de Daniel Hunziker para Horgenglarus. Por seu turno, as poltronas da Coleção BS, com a sua elegante estrutura em aço preto, refletem a abordagem inovadora do designer.
Este projeto representa um equilíbrio ideal entre a preservação da identidade do local e a introdução de elementos inovadores, criando assim um design moderno que celebra e valoriza a sua história.