Por a 13 Agosto 2024

É a definição de luxo no seu estado mais bruto e fica na Ilha Folegandros, na Grécia. O recém-inaugurado Gundari Resort promete uma experiência imersiva em ambientes desenhados para treinar a arte de apenas contemplar.

Projeto: Block722 / Fotografias: Ana Santl

Situado em Folegandros, Grécia, o Gundari Resort foi desenhado para estar em harmonia com o ambiente precioso e imaculado em que se insere – uma pequena ilha do mar Egeu, representativa da beleza natural do seu arquipélago, definida por dramáticas colinas rochosas, vegetação mediterrânea baixa e um horizonte azul infinito, que a tornam no refúgio contemplativo perfeito.

O Gundari foi projetado para se misturar perfeitamente neste contexto – não apenas na sua manifestação física, com volumes minimalistas e materiais naturais -, mas também na sua sincronização com o estilo de vida da ilha, oferecendo aos hóspedes o luxo do tempo, da atenção plena e do relaxamento.

O briefing do cliente pedia um eco-resort em sintonia com a sua envolvente e com uma pegada leve que respeitasse o cenário de tirar o fôlego e a herança cultural das Ilhas Cíclades. Como resposta, o escritório Block722, liderada pelos fundadores Sotiris Tsergas e Katja Margaritoglou, imaginou uma arquitetura que reúne tranquilidade com uma suave sensação de aventura, o que torna quaisquer férias perfeitas. Ao mesmo tempo, toda a curadoria dos espaços foi pensada para ir ao encontro da linguagem visual e cultural da ilha – desde as cores usadas – que foram inspiradas no mar e nos afloramentos rochosos -, até ao efeito térreo dos materiais e à composição geral, que lembra as formações históricas de vilas do Egeu.

Localizado num generoso lugar numa encosta, o Gundari foi criado como uma família de estruturas baixas, espalhadas pelo local. Dentro delas, uma série de suítes estão aninhadas no terreno suavemente ondulado, todas orientadas para oferecer vistas panorâmicas em direção à água. Para conseguir isso, o complexo foi organizado em torno de duas seções. Uma é quase invisível, acolhida na terra e com telhados verdes; e a segunda, embora acima do solo, ainda é baixa e discreta.

Entre essas estruturas está o edifício principal do resort que contempla a recepção. As comodidades comuns ficam num volume um pouco mais alto, sinalizando sutilmente a sua presença para o hóspede. Com vista para o horizonte, uma piscina infinita mistura-se com as cores do Egeu, imergindo o visitante num cenário azul. Caminhar pelo complexo e explorar a sua visão de uma vida na ilha é uma parte orgânica da experiência de estar no Gundari.

Projetado num estilo minimalista e aconchegante, característico do Block722, e que também ecoa as tradições arquitetónicas das Cíclades, o resort é reduzido e discreto, mas também rico em camadas conceptuais e texturas, resultado de uma paleta baseada inteiramente em materiais e cores naturais. Mármore, madeira e argila desempenham um papel fundamental nos interiores e exteriores, enquanto grande parte da pedra natural e cascalho usados ​​no resort foram reciclados do local, garantindo uma circularidade suave na sua construção.

Desta forma, tanto conceptual como fisicamente, os espaços, revestidos em tons terrosos, criam um ambiente convidativo, subtilmente luxuoso e respeitoso. Arte, cerâmica e música escolhidas a dedo complementam e reforçam essa sensação de serenidade em todo os espaços. Enquanto isso, peças de mobiliário embutidas e desenhadas por medida pelo Block722 completam o design, misturadas com achados vintage.

A experiência imersiva do Gundari é ainda mais expressiva nas áreas comuns, muitas delas ao ar livre. Isso permite que os hóspedes apreciem as vistas e estejam em harmonia com a natureza e o contexto.

Projetado com cuidado ao longo de um período de cinco anos, o recém-inaugurado Gundari Resort prospera no seu contexto selvagem, aproveitando ao máximo o cenário isolado em que se insere.

0
Would love your thoughts, please comment.x