Por a 6 Agosto 2024

Cada objeto ganhar forma através das suas mãos hábeis e desafia a abraçar a beleza encontrada no imprevisto.

Texto: Isabel Figueiredo / Fotografia: Dea Ludovice

Vânia Gonçalves (1978) é uma artista cerâmica que vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em medicina dentária, que exerceu durante 13 anos em Londres, mas rapidamente percebeu o seu desejo de evoluir para uma disciplina artística. Depois de frequentar vários workshops de cerâmica experimental em Londres, e de regresso a Portugal, ingressou no curso de Cerâmica na Escola de Arte Ar.Co., em Lisboa.

Nos objetos escultóricos de Vânia, a introspeção desenrola-se através de um cativante jogo de camadas de vidrado, convidando a reações inesperadas que resultam em superfícies intrigantes. Com um toque meticuloso, a ceramista esculpe cada peça para acentuar as suas curvas, torções e dobras, infundindo-lhes uma sensação de fluidez e movimento. Cada objeto saído da sua imaginação ganha forma, através das mãos hábeis e torna-se uma viagem, onde a fusão de formas e reações fortuitas nos desafia a abraçar a beleza encontrada no imprevisto e a descrevermos a sua própria viagem introspetiva, num convite franco ao diálogo entre o abstrato e o pessoal.

O trabalho de Vania foi exposto em Portugal, Espanha, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos e a artista é representada pela Double J Collective Gallery tendo participado na Dubai Design Week 2023.

0
Would love your thoughts, please comment.x