Por a 23 Julho 2024

Construída na sequência do terramoto de 1906, em São Francisco, esta casa de campo foi ampliada aos poucos ao longo dos anos, resultando numa confusão de espaços. Uma nova remodelação, conseguiu transformar num conjunto de divisões estranhamente ligadas num espaço aberto e harmonioso, com um terraço que prolonga a sala de estar e se eleva num deck como se de uma casa na árvore se tratasse.

Projeto: Jones | Haydu + Sawyers Design / Fotografia: Matthew Millman / segundo memória descritiva

Localizada no bairro de Dolores Heights, em São Francisco, esta casa foi uma colaboração entre os escritórios Jones | Haydu e Kevin Sawyers, da Sawyers Design, que também é coproprietário da residência.

Kevin e o seu marido desejavam remodelar e expandir a sua casa de campo – construída na sequência do terramoto de 1906 -, e que tinha sido acrescentada aos poucos ao longo dos anos. Dado que a área existente cobria grande parte do lote, o objetivo era tirar o máximo partido da relação da casa com este local único, ao mesmo tempo que se transformavam as divisões estranhamente ligadas num conjunto de espaços abertos e harmoniosos.

A entrada na casa faz-se por um eixo reto, interagindo com as formas do edifício à medida que se sobe para a porta principal. Continuando no interior, a experiência continua ao longo deste eixo e é sempre ancorada – numa extremidade pela Torre Sutro e, na extremidade oposta, por um magnífico cipreste de Monterey.

As formas da casa aninham-se umas com as outras, realçadas pela sua paleta de materiais de onde se destacam a madeira, o metal e o betão… Estas formas, juntamente com a paleta interior, criam divisões dentro de um plano amplo e aberto, quase como se fossem construções infantis.

O crescendo de formas ocorre na parte da frente, fazendo referência à arquitetura vernacular quintessencial de São Francisco.

E em cima, um terraço no telhado, prolonga a sala de estar, permitindo uma experiência ao nível da “copa das árvores” e levando a imaginação para aquele lugar da infância onde cabem todos os sonhos – a casa da árvore.

0
Would love your thoughts, please comment.x