Por a 10 Julho 2024

Neste apartamento em Itália, alvo de um projeto de remodelação assinado pelo escritório Tisselli Studio, a escada assume o papel protagonista. Ela é o elemento disruptivo que introduz no ambiente notas de inovação.

Projeto: Tisselli Studio Architetti / segundo memória descritiva

Este apartamento situado no centro histórico de Forlì, em Itália, era parte de uma propriedade sob a tutela da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem. O valor histórico e arquitetónico intrínseco do imóvel evidenciava desde logo a complexidade de uma intervenção cujo objetivo era proporcionar espaços arejados e modernos aos clientes, respeitando os limites impostos pela regulamentação e pelo contexto histórico em que se insere.

O apartamento distribui-se por dois pisos, ligados por uma nova escada que substituiu completamente a existente. A escada tornou-se assim o único elemento arquitetónico novo, livre na sua conceção para adotar uma linguagem própria e disruptiva, permitindo a entrada de um vigoroso espírito de inovação e renovação.

Protagonista deste interior cativante, a escadaria é concebida como uma escultura, uma sucessão de superfícies nítidas em constante tensão, o ponto focal da progressão dos espaços. A sua plasticidade é enfatizada pelas superfícies de espelhos dourados que cobrem o parapeito, captando constantemente os olhares e sendo percecionada como um ser vivo em constante movimento graças ao jogo de reflexos e luzes.

O duplo pé-direito da secção da sala de estar, que constitui a sua base de partida, só serve para realçar as características descritas, bem como o facto de, ao entrar no apartamento, ser o primeiro convidado a dar-nos as boas-vindas e a fazer-nos sentir o carácter forte e definido de todas as outras divisões.

O pavimento em ripas de madeira e o branco dominante das superfícies (paredes e mobiliário) constituem o pano de fundo e o leitmotiv de toda a casa. São estes os materiais dominantes que nos saúdam à entrada e nos acompanham na sucessão dos espaços.

Não é por isso de estranhar que os encontremos na cozinha, o espaço imediatamente contíguo à sala de estar, onde, ao entrarmos, somos novamente recebidos pelo revestimento de espelho colorido estendido ao longo de uma parede, que confere à divisão não muito alta uma maior sensação de profundidade e amplitude.

A ilha em primeiro plano está virada para as colunas de arrumação brancas atrás dela, cujas portas seguem a cadência rítmica de elementos verticais a toda a altura (por vezes puxadores, por vezes apenas um elemento decorativo), escondendo a mera funcionalidade por detrás da fachada de boiserie elegante.

As superfícies lacadas envolvem o volume das duas salas de serviço atrás, incorporando as suas portas de acesso e escondendo a sua presença do olhar do visitante.

0
Would love your thoughts, please comment.x