Por a 30 Julho 2024

Às portas de mais um fim-de-semana, vamos até Veneza para lhe sugerir pessoas, lugares e experiências imperdíveis. Tome notas.

Texto: Isabel Figueiredo / fotografia de canman, via unsplash

A 60ª edição da Bienal de Arte de Veneza, “Foreigners Everywhere”, decorre até 24 de novembro de 2024, estando previstos 88 pavilhões, exposições e eventos em torno da lagoa. A mostra tem a curadoria de Adriano Pedrosa, o atual diretor artístico do MASP de São Paulo.

Por seu turno, a Venice Design Week (VDW), que acontece de 12 a 24 outubro, é uma oportunidade única de explorar a relação entre design, artes e ofícios e o lado oculto de Veneza.

Jean Cocteau: The Juggler’s Revenge”, da coleção Peggy Guggenheim, acontece até 16 de setembro de 2024 e é a maior retrospectiva alguma vez organizada em Itália dedicada a Jean Cocteau (1889-1963), o ‘enfant terrible’ da cena artística francesa do século XX. Na cidade, acontece ainda a mostra “Helmut Newton: Legacy” (até 6 outubro 2024), que inclui algumas das imagens mais emblemáticas do grande fotógrafo e outras, menos conhecidas. A mostra celebra o centésimo aniversário do nascimento do artista.

O exclusivo comboio Venice Simplon-Orient-Express da Belmond recupera o antigo glamour das viagens de luxo ao longo de Paris, Roma, Veneza e mais além. Em colaboração com a equipa Belmond e o Chef Jean Imbert, o L’Observatoire International redesenhou o ambiente das carruagens do icónico comboio para uma experiência de viagem mais profunda e rica, através do local e do tempo. Esta carruagem-cama com interiores concebidos e desenhados pelo aclamado artista JR, juntar-se-á ao comboio em 2025 e é a primeira a ser concebida por um artista.

Para comer, a nossa escolha aponta na direção de Restaurante Terrazza Danieli. Localizado num ambiente luxuoso e com vista para a Lagoa de Veneza, o menu sazonal do restaurante apresenta ingredientes frescos e locais.

O designer Leo De Carlo (Veneza,1972), licenciado em Design Industrial pelo Politécnico de Milão, que já colaborou com Philippe Starck, em Paris, reelabora as diferentes tradições artesanais numa mistura de alta-cultura e cultura pop para uma visão lúdica do mundo contemporâneo.

Dormir em Veneza é um desafio. Para não haver dúvidas, a reserva fica no fantástico Cipriani, situado na Ilha Giudecca, a cinco minutos de lancha privada da Praça de São Marcos. Peça um Bellini no Gabbiano Bar e desfrute do seu glamour autêntico. 

0
Would love your thoughts, please comment.x