Por a 30 Maio 2024

Às portas de mais um fim-de-semana, vamos até ao Porto para lhe sugerir pessoas, lugares e experiências imperdíveis. Tome notas.

Texto: Isabel Figueiredo / fotografia de entrada: Flarius

C.A.S.A., a exposição centrada no Arquivo Álvaro Siza, tem lugar na ala Álvaro Siza do Museu de Serralves e está patente até agosto de 2024. “Joan Miró / Alexander Calder: Espaço em Movimento”, outra exposição para ver até junho, é organizada pela Fundação de Serralves em colaboração com a Fundació Joan Miró (Barcelona) e apresenta obras de Joan Miró, das coleções do Estado português, à guarda do Município do Porto e em depósito de longo prazo na Fundação de Serralves, bem como um importante grupo de obras dos dois autores emprestadas pela Fundació Joan Miró, Barcelona.

Duas sugestões que levam o visitante a conhecer ou revisitar um dos marcos do Porto, a Fundação Serralves, que integra o Museu, gizado por Álvaro Siza, vencedor do prémio Pritzker em 1992, a Casa de Serralves, exemplar da arquitetura Art Déco, e o Parque, desenhado pelo arquiteto francês Jacques Gréber e galardoado em 1997 com o prémio “Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment”.

Outro nome intimamente ligado à da cidade, a Claus Porto, desenvolve há mais de um século coleções de sabonetes, perfumes, velas, difusores e artigos para a barba, sempre com embalagens que apetece guardar, sem nunca perder o passo ao longo da sua existência.

Há ainda outro nome a fazer história desde o início dos anos 90 no setor da arquitetura de interiores nacional e internacional: a dupla do OitoemPonto, de Artur e Jacques Bec, cuja visão e abordagem, assente em combinações inesperadas e no uso hábil e sensível da cor e das texturas tem sido, desde a data da sua fundação (1993) motivo para muitas publicações, em livros e na imprensa nacional e internacional, e a razão do seu extraordinário sucesso.

Na moda, Diogo Miranda é um dos estilistas mais reconhecidos. Formado em Design de Moda pela Cenatex, alcançou sucesso a partir de 2015 e viu o seu trabalho desfilar nas passarelas da Paris Fashion Week e, no mesmo ano, ganhou o prémio “GQ Men’s of the Year” na categoria Fashion.  


No que toca a dormir, a Invicta é profícua em ofertas, sobretudo em matéria de pequenos hotéis boutique, muitos deles alojados em edifícios históricos. Escolhemos o The Largo, com projeto de interiores do estúdio dinamarquês Space Copenhagen. O hotel de 18 quartos, o restaurante e o bar ocupam cinco edifícios dos séculos XV, XVI e XIX, um conjunto restaurado pelo arquiteto Frederico Valsassina.

Para uma pausa merecida e com vista, a nossa aposta está do outro lado do rio, no último andar do The Rebello, um hotel localizado no Cais de Gaia, que além do mais é pet friendly. Este 5-estrelas ocupa hoje o espaço de antigos armazéns do século XIX e o seu bar, no rooftop, tem mesmo uma vista especial.

No Bartolomeu Bistro & Wine, do Torel 1884 Suites & Apartments, as “Lazy Saturday Mornings” abrem o apetite dos que preferem o brunch para começar bem o dia, com uma carta variada de comfort food, pela mão do chef Miguel Neto,disponível todos os sábados, entre as 12h30 e as 15h30.   

0
Would love your thoughts, please comment.x