Por a 12 Março 2024

Filipa Fleming

Filipa Fleming – Interior Design é um atelier de Design e Decoração de Interiores que presta serviços a clientes particulares e institucionais (empresas, lojas e hotéis) desde a fase inicial de conceito até à execução de projeto, obra e implementação de todas as peças no espaço. 

Na conceção dos seus projetos, o ponto de partida é sempre a escuta ativa do cliente. Conhecer o seu gosto e personalidade, o seu estilo de vida, as suas necessidades e a forma como quer “viver” o espaço é fundamental para lhe apresentar ideias e soluções personalizadas que traduzam a sua identidade, os seus objetivos e aspirações.

Cada cliente é único e cada projeto é singular e irrepetível. Por isso mesmo, o atelier aposta no design e confeção por medida, na criação de ambientes que primem pelo conforto e qualidade e, acima de tudo, que suscitem sensações de bem-estar e autenticidade em quem vai viver o espaço.

Qualquer que seja o âmbito e dimensão do projeto, o rigor e a precisão de cada gesto são notas dominantes na sua abordagem. Tudo é estudado ao pormenor, pois são os ‘pequenos grandes’ detalhes que fazem a diferença.

Na área do Design de Interiores, o atelier Filipa Fleming, Interior Design está vocacionado para criar projetos completos de raiz, que poderão implicar a remodelação e reconfiguração dos espaços.

Na Decoração de Interiores atua sobre espaços já finalizados a nível da sua arquitetura, fornecendo o projeto para a implementação do mobiliário e decoração, seja através do desenho de peças personalizadas, da escolha criteriosa em lojas do setor ou da combinação harmoniosa de ambas.

O design e confeção por medida é, portanto, um ponto forte do atelier, que além de produzir mobiliário e peças decorativas mais ajustadas ao espaço e ao estilo do cliente, imprimem um cunho muito pessoal e distintivo na criação de ambientes exclusivos. 

A reformulação de mobiliário é outra das componentes do seu trabalho, podendo mesmo inspirar todo o processo criativo ao dar nova vida a peças antigas que têm uma história e, por isso, os clientes fazem questão de estimá-las e preservá-las.

+351 966 165 719 I www.filipafleming-interiordesign.com | Instagram I Facebook I Pinterest I LinkedIn

VILA NO EDIFICIO 5º PORTO

Um estilo de vida familiar e urbano num ambiente acolhedor e confortável. Foram estes os principais requisitos para a criação deste projeto de decoração de interiores, que deveria ainda conferir luminosidade e amplitude a esta villa de tipologia T2 no condomínio privado 5º Porto, junto à Foz do Douro na capital nortenha.

Para tal, a decoração apostou nos tons neutros em bege e cinzento, com apontamentos de cores quentes e vibrantes, como a telha, o verde e amarelo açafrão, que de certa forma vêm ‘desconstruir’ o conceito dominante, dando-lhe ritmo e luz.

A conjugação de diferentes texturas nas peças têxteis, como linho, algodão e lã, criam um ambiente de conforto; e a combinação de diversos materiais – entre os quais madeira, azulejos, ferro preto e dourado – num contraste constante entre o brilho e mate, dão vida e luminosidade aos espaços. 

A sala ganhou amplitude ao prolongar o espaço para a varanda, que foi transformada num jardim interior repleto de plantas e lanternas, além de um confortável sofá. Na suite predominam os tons neutros em lã e linho, tendo sido criado um toucador que também pode ser usado como zona de trabalho. O segundo quarto tem um ambiente descontraído e juvenil pontuado pelo amarelo açafrão, onde sobressai a versatilidade da cabeceira da cama, que tanto pode ser uma cama de casal como duas camas individuais.

No hall das escadas o atelier resolveu arriscar e sair da linguagem usada no resto do projeto. Por ser uma zona com menos luz natural era essencial trazer o máximo de luminosidade e criar impacto, tendo sido conseguido através da produção de um painel de azulejos brilhantes, a cargo do próprio atelier Filipa Fleming, combinado com o jogo de luzes e sombras dos candeeiros em rede.

A criação e personalização de peças exclusivas com a assinatura de Filipa Fleming, Interior Design é outro ponto a assinalar neste projeto. Entre essas peças estão todas as almofadas da casa, o sofá interior e exterior, as cabeceiras das camas, a banqueta da suite, o puff do quarto e a moldura luminosa da sala.

ESTUDIO NO EDIFICIO 266 Liberdade

O projeto de decoração deste apartamento-estúdio – localizado no exclusivo edifício 266 Liberdade, que nasceu da recuperação da icónica sede do Diário de Notícias, na Avenida da Liberdade –  foi especialmente concebido para alguém que não dispensa o conforto e a sofisticação e que deseja um espaço multifuncional, apostando na criação de diferentes ambientes: descanso, convívio, trabalho e refeições.

O resultado foi um espaço sóbrio, acolhedor e elegante onde sobressaem peças de design exclusivo, algumas desenhadas propositadamente para este apartamento, como o sofá/cama, o tapete e as almofadas. A utilização de móveis com dupla função tem por objetivo ganhar espaço e proporcionar a versatilidade desejada.

A decoração é inspirada na arquitetura do edifício, trazendo para o interior elementos utilizados na época ArtDeco: os dourados, os latões e os mármores.

Em destaque neste estúdio está a cama/sofá, uma peça desenhada à medida, com um gavetão interior que pode ser utilizado para arrumação ou para colocar uma cama extra. Se for utilizada em versão cama tem 1,40m de largura e se for usada como sofá tem vários almofadões e almofadas, de diversos tamanhos, texturas e tecidos que lhe conferem um aspeto glamoroso e confortável.

O móvel aparador em acácia, colocado em frente ao sofá, impõe-se como um elemento marcante e decorativo, mas também permite aumentar o espaço de arrumação necessário para o dia a dia.

Escritório sede Engexpor (LISBOA)

Este foi o ponto de partida do projeto de interiores desenvolvido para a remodelação e ampliação do escritório-sede da Engexpor, em Lisboa, que além de criar mais espaço e mais postos de trabalho, fomenta a interação e socialização entre os colaboradores.

Para tal, foram criadas diversas áreas adaptadas às diferentes necessidades de trabalho, que conferem versatilidade ao espaço e proporcionam ambientes acolhedores, confortáveis e com as condições ideais não só para o trabalho individual ou colaborativo, mas também para a socialização entre colegas.

As áreas colaborativas, normalmente mais informais, acabaram por se assumir como um espaço central e multifuncional dentro do escritório, que tanto podem ser usadas para trabalhar, socializar ou descontrair, estimulando o networking interno e a comunicação.

O escritório conta, assim, com zonas de reunião formais e outras mais informais, algumas que se assemelham a mesas de uma cafeteria, outras com sofás lounge que convidam ao convívio, à partilha e a momentos de pausa, tirando partido da vista sobre Monsanto. Para o trabalho individual, privilegiaram-se as zonas de open space e de hot desking e nas zonas sociais criaram-se pequenos recantos verdes e de projeção da marca da empresa.

A utilização de vidro nas divisórias interiores deixa entrar mais luz natural e tirou-se partido de um pé-direito maior, deixando, em alguns espaços, as estruturas originais dos tetos à vista, criando um look muito moderno.

Apartamento T3 EM PALMELA

A forma como a cliente quer viver a casa, a sua rotina diária e o seu gosto pessoal inspiraram o projeto de design em que tudo foi criado de raiz, resultando num espaço com uma identidade muita própria, pronto a proporcionar experiências, criar memórias e partilhar momentos. Um lugar para viver e ser vivido, onde se quer estar, onde se sente conforto e aconchego.

Madeiras naturais e claras, tons de verde seco, rosa e mostarda, rematam com apontamentos em preto e dourado que criam pontos de ligação nas quatro divisões principais da casa: sala, suite, quarto e escritório. 

A elegância evidencia-se na simplicidade, a harmonia sente-se na fusão de cores, texturas e detalhes. Ambientes versáteis, espaços otimizados, iluminação acolhedora e recantos que convidam ao relaxamento completam o estilo de decoração deste apartamento.



0
Would love your thoughts, please comment.x